Entrada > Destaques > Notícias > 2020 - 2021 > Desafios do Legaltech
Publicado em: 09 Julho 2020

Desafios do Legaltech

09 e 10 de julho 2020 | Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
As palestras e comunicações do I LEGALTECH serão transmitidas nas salas digitais da plataforma Zoom (para os inscritos) com espelho no YouTube do Iscap P.Porto, ao vivo e aberto, durante os dois dias do congresso.
Abaixo os links para acesso direto:

🟢14h-16h (Portugal) 10h-12h (Brasil)
ISCAP Auditório Virtual1 - Palestras plenárias (Salão Nobre)https://www.youtube.com/channel/UCEBkVwu6AzFRZAJsOw62sng

🔵16h-18h (Portugal) 12h-14h (Brasil)
ISCAP Auditório Virtual 2 - Painéis de comunicações (Sala A) https://www.youtube.com/channel/UCLjvv9XL4gZaVD-7kDJqeGw

🔵16h-18h (Portugal) 12h-14h (Brasil)
ISCAP Auditório Virtual 3 - Painéis de comunicações (Sala B)https://www.youtube.com/channel/UCCO2s8rqKKk5JfbkR5gq_Qg

🔵16h-18h (Portugal) 12h-14h (Brasil)
ISCAP Auditório Virtual 4 - Painéis de comunicações (Sala C)https://www.youtube.com/channel/UCAdYi-eZDH7XJXQyix4K6ng?view_as=subscriber

🟡Repete-se os mesmos links para as Salas A, B e C no período entre 18h-20h (Portugal) 14h-16h (Brasil), próximos Painéis temáticos.

 

ESTAMOS PRONTOS PARA OS NOVOS DESAFIOS APRESENTADOS PELA TECNOLOGIA?

Basta uma simples observação na sociedade atual para se perceber que a tecnologia está em toda a parte, ora facilitando, de inúmeras maneiras, a vida das pessoas, ora tornando-a mais complexa. Na economia digital, uma compra está apenas a um toque do ecrã do telemóvel. É possível realizar uma viagem de carro ou comboio perguntando ao Siri da Apple, assim como levar a sua música ou série de TV favorita a qualquer lugar. Enquanto isso, os governos mais avançados de todo o mundo estão usando os sensores, robôs, câmeras, e outras tecnologias inteligentes para otimizar a vida da cidade e responder rápida e efetivamente aos desafios da sociedade.

No entanto, ao mesmo tempo, essas inovações apresentam novos desafios.

E se os algoritmos que suportam as plataformas digitais de hoje e o governo discriminarem certos indivíduos? E se um carro autónomo causar algum acidente? Sabendo que as empresas e governos coletam cada vez mais dados pessoais, como podemos confiar se a nossa privacidade está totalmente protegida? Quais são os riscos do uso de tecnologias digitais para o estado de direito e valores como a responsabilidade, transparência, o sistema jurídico de freios e contrapesos, acesso à justiça, equidade processual e direitos fundamentais? As nossas leis estão atualizadas ou precisamos de novas leis?

Essas e outras questões serão debatidas no I CONGRESSO INTERNACIONAL DESAFIOS DO LEGALTECH com lugar nos dias 9 e 10 de julho de 2020 no ISCAP, integrado ao Instituto Politécnico do Porto. O evento é organizado pelo IBEROJUR – Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos, em conjunto com o ISCAP e o seu Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto (CEOS.PP) – acreditado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) de Portugal. O I LEGALTECH conta ainda com o apoio técnico do Ministério da Justiça de Portugal, nomeadamente o Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa.

Apoiam o congresso as instituições: Universidade de Santiago de Compostela – Centro de Estudos de Seguridade (Espanha), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Centro Universitário Toledo Prudente (Brasil).

Nesse espírito de inquietação e reflexão sobre o futuro do Direito diante dos fenómenos tecnológicos, convidamos a comunidade académica e profissional para debater os principais temas do congresso, no qual pode-se fazer parte através de submissão de propostas de comunicações e/ou artigos científicos, tanto na área de predominância do Direito quanto das ciências organizacionais, tecnológicas, humanas e sociais. O caráter do evento é multidisciplinar, pois o debate proposto pelo evento demanda a interdisciplinaridade, requisito essencial para se entender, propor ou solucionar os problemas do LEGALTECH.

Direção:

José de Campos Amorim (Politécnico do Porto – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto)
Manuel da Silva (Politécnico do Porto – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto)
Manuela Patrício (Politécnico do Porto – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto)
Patrícia Anjos Azevedo (Politécnico do Porto – Escola Superior de Tecnologia e Gestão)

Coordenação

Fábio da Silva Veiga (Universidade de Almería)
Rubén Miranda Gonçalves (Universidad Internacional de La Rioja)

Comissão Organizadora:

Nara Lancia (Universidade de Lisboa) Talita Cardim (Universidade de Lisboa) Ingrid Carpiné (IBEROJUR)
Leonardo Foeppel (Universidade do Porto)

 

Para mais informações:

eventos@iberojur.com ou

https://www.iberojur.com/i-legaltech

 

Combined Shape

Navigation