Entrada > ISCAP > História

RuiPinheiro©

História

Desde 1886, que o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), como instituição de ensino ligada essencialmente às ciências empresariais, tem como preocupação a criação de um forte relacionamento com a sua comunidade escolar e o meio envolvente. O ISCAP acredita que o seu crescimento só poderá realizar-se através da criação de sinergias com empresas, autarquias e outras instituições de ensino nacionais e internacionais.

ISCAP, designação por que é conhecido desde o Decreto-Lei n.º 327/76, de 6 de Maio, resulta da reconversão do anterior Instituto Comercial do Porto. Em 1988, dá-se a integração no Instituto Politécnico do Porto, através do Decreto-Lei n.º 70/88, de 3 de Março.

O ISCAP está situado, desde 1995, junto do Campus Universitário da Asprela, nas proximidades do Hospital de S. João. As suas instalações compreendem uma vasta biblioteca, 2 auditórios, 3 anfiteatros, 1 sala de atos, centros de informática, laboratórios de línguas e multimédia, laboratório de marketing digital, 1 cantina, 3 bares, 1 restaurante e repartições administrativas.

O complexo ocupa uma área de 10.736 m2 e prevê espaço e equipamento suficientes para acompanhar o crescimento da sua população estudantil, agora constituída por cerca de 3900 estudantes,298 professores e 66 funcionários. As suas instalações estão preparadas para o acolhimento de estudantes portadores de deficiência.

O ISCAP apresenta uma diversificada oferta formativa ao nível das licenciaturas, nomeadamente: Assessoria e Tradução, Comércio Internacional, Comunicação Empresarial, Contabilidade e Administração, Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação, Marketing, Recursos Humanos e Criatividade e Inovação Empresarial (Joint Program com universidades da Estónia e Lituânia). O ISCAP ministra doze mestrados: Assessoria de Administração, Auditoria, Contabilidade e Finanças, Empreendedorismo e Internacionalização, Marketing Digital, Tradução e Interpretação Especializadas, Gestão das Organizações – ramo Gestão de Empresas (parceria com a APNOR), Logística (parceria com a APNOR), Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos, Finanças Empresariais, Informação Empresarial e Intercultural . Oferece, ainda, oito pós-graduações, Estudos Culturais Russos, Gestão de Sistemas Informação Empresariais (em parceria com a Microsoft e a myPartner), Informática e Gestão aplicadas à Saúde (em parceria com a Microsoft e a myPartner), Tecnologias para a Comunicação e Inovação Empresarial (sistema de ensino em b-learning), Tradução Assistida por Computador, Gestão do Património Imobiliário (Ramo Público), Gestão do Património Imobiliário (Ramo Privado) e Instrumentos de Gestão para a Competitividade Empresarial. Ao nível de cursos de Especialização, o ISCAP apresenta três formações: Contabilidade e Fiscalidade, Gestão Financeira e Gestão de Bibliotecas Escolares. Desde o ano letivo 2015/2016 oferece dois cursos TESP´s.

O ISCAP tem como objetivo criar uma estreita relação com o meio envolvente, adaptando-se a uma realidade em constante mutação, através da utilização de novas metodologias e, principalmente, através da adoção de uma nova atitude no ensino. Neste sentido, está a desenvolver parcerias com instituições públicas e privadas, a nível nacional e internacional. A estratégia de Internacionalização passa por um aumento constante de acordos de cooperação celebrados e concretizados com várias instituições de ensino superior, particularmente na Europa, mas também no Brasil e em Angola. São casos em que se conseguiu passar das intenções às concretizações. A necessidade de internacionalização é algo não só inevitável mas também imprescindível.

Para além do ensino presencial, a sua aposta centra-se, igualmente, no ensino à distância – em e-learning e b-learning. A formação à distância funciona com uma combinação de aulas presenciais com aulas síncronas. No modelo adoptado, a primeira aula é sempre presencial para que os alunos possam conhecer o docente e os colegas. Seguem-se aulas síncronas on-line, de acordo com um calendário acordado entre todos. Existe, ainda, uma aula presencial a meio do módulo. Habitualmente, convidam-se empresas e profissionais que partilham experiências e boas práticas. No fim do módulo existe um outra aula presencial para encerramento do módulo e / ou avaliação. Adicionalmente usa-se uma plataforma (neste caso o MOODLE) para repositório de conteúdos e de objectos de aprendizagem.

Com os olhos postos no futuro, a política da Presidência do ISCAP assenta em quatro pilares fundamentais: ensino/formação, investigação, internacionalização e prestação de serviços à comunidade. Para cada um deles desenvolvem-se actividades que permitem que a escola cresça sempre atenta às necessidades de todos, contribuindo para o desenvolvimento do país.

O ISCAP tem como visão os seguintes elementos: inovação, experiência e responsabilidade social, continuando a assumir-se como uma instituição de referência no ensino superior.