Integrada nas comemorações dos 140 anos do ISCAP, e em parceria com o Centro de Cultura do Politécnico do Porto, realiza-se a exposição Formas de Guardar o Tempo.
Ao longo de mais de um século, o Instituto Comercial do Porto - hoje ISCAP - construiu-se como um espaço de ensino, de experiência pedagógica e de vivência quotidiana, acompanhando as transformações do ensino comercial e técnico em Portugal. Fundado em 1886, o ISCAP assinala este ano 140 anos de existência, afirmando-se como uma instituição pioneira na formação de profissionais nas diferentes áreas das ciências empresariais.
A exposição Formas de Guardar o Tempo reúne um conjunto de peças provenientes do antigo Instituto Comercial do Porto, atualmente preservadas no Arquivo Histórico do ISCAP, que testemunham esta longa trajetória institucional. Objetos pedagógicos, documentos administrativos e elementos de mobiliário constituem vestígios materiais de práticas, saberes e rotinas que marcaram gerações de estudantes e docentes.
O edifício na Rua de Entreparedes, deu lugar, entretanto, ao atual Hotel Torel Palace Porto, que mantém ainda hoje vários detalhes dos interiores originais, preservando a personalidade do espaço.
Mais do que objetos isolados, estas peças constituem formas de guardar o tempo: fragmentos de uma memória coletiva que permitem compreender a evolução do ensino comercial e técnico em Portugal. É através do Arquivo Histórico que este património é preservado e exposto, garantindo a continuidade da memória institucional e identitária, bem como o respetivo acesso pelas gerações atuais e futuras.

