No passado dia 31 de outubro de 2025, em comemoração do Dia Mundial da Poupança, o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) participou no projeto “Educar para a Cidadania: Poupar, um Compromisso com o Futuro”, uma iniciativa do Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), em colaboração com o Banco de Portugal, a ASF e a CMVM, sob a supervisão do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros. O projeto visa promover a literacia financeira e o empreendedorismo entre os alunos do ensino básico e secundário, através de uma colaboração entre as escolas e as Instituições de Ensino Superior.
O ISCAP esteve representado por estudantes como Diogo Silva (Licenciatura em Comunicação Empresarial), Gonçalo Amorim (Marketing), Henrique Prazeres, Helena Silva, João Reis, Rúben Rodrigues, Eduardo Mendes, Diogo Martins e Sara Teixeira (todos da Licenciatura em Contabilidade e Administração), João Dias (Comércio Internacional), Gonçalo Amorim e Gonçalo Costa (Marketing), Rui Tavares (Mestrado em Gestão das Organizações - Ramo Gestão Pública), Susana Fontes (Mestrado em Assessoria de Administração) e Tiago Veloso (Mestrado em Práticas Empresariais e Jurídicas da Economia Social). Estes estudantes dinamizaram sessões educativas sobre poupança em várias escolas da Área Metropolitana do Porto, em parceria com os docentes da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
As escolas participantes incluíram o Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora, o Agrupamento de Escolas Óscar Lopes, o Agrupamento de Escolas Abel Salazar, o Agrupamento de Escolas da Maia, o Agrupamento de Escolas Sophia de Mello Breyner, a Escola Secundária de Carvalhos, a Escola Básica Padre António Luís Moreira e a Escola Profissional de Economia Social.
O projeto contou com o apoio pedagógico e logístico dos docentes Mário Queirós e Paulino Silva, além da coordenação institucional da Vice-Presidente do ISCAP, Professora Ana Maria Bandeira. A participação do ISCAP no projeto reflete o seu compromisso com a educação para a cidadania, a inclusão social e a formação prática dos seus estudantes, ao mesmo tempo que contribui para a promoção de uma cultura de poupança e gestão financeira consciente nas gerações mais jovens.
A participação do ISCAP neste projeto reforça o seu compromisso com a educação para a cidadania, a inclusão e a responsabilidade social, valorizando simultaneamente a formação prática dos seus estudantes. Esta colaboração representa uma oportunidade de aplicar conhecimentos adquiridos, desenvolver soft skills, e contribuir para a promoção de uma cultura de poupança e gestão financeira consciente nas gerações mais jovens.
Escolas envolvidas
Escola Básica Padre António Luís Moreira (Carvalhos, VNG)
Escola Secundária de Carvalhos (VNG)
Agrupamento de escolas de Sophia Mello Breyner (Arcozelo, VNG)
Agrupamento de Escolas da Maia
Agrupamento de Escolas da Sra da Hora - Escola Básica da Senhora da Hora (Matosinhos)
Agrupamento de Escolas da Sra da Hora - Escola Secundária da Senhora da Hora (Matosinhos)
Agrupamentos de Escolas Óscar Lopes (Matosinhos)
Escola Profissional de Economia Social ( Porto)
Agrupamento de Escolas Abel Salazar, S. Mamede (Matosinhos)

