Entrada > Destaques > Notícias > Y.ES – Diz Sim à Economia Social | 13.03.24 | 10h00 | Anfiteatro III
Publicado em: 28 Fevereiro 2024

Y.ES – Diz Sim à Economia Social | 13.03.24 | 10h00 | Anfiteatro III

No âmbito da Semana Internacional da Economia Internacional, decorrerá no ISCAP, no dia 13 de março, pelas 10h00, uma sessão de apresentação do Projeto Y.ES – Diz Sim à Economia Social, da iniciativa da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), um importante parceiro da nossa Escola.

O Y.ES é um projeto desenvolvido pela CASES, em conjunto com os seus membros, tendo em vista promover o setor da Economia Social e potenciar a capacidade empreendedora dos/as cidadãos/ãs e entidades, através do desenvolvimento de projetos de base coletiva, associativa e cooperativa. Assim, a Academia Y.ES tem como objetivo promover a aquisição de conhecimentos e competências que potenciem o desenvolvimento de projetos empreendedores e inovadores no âmbito da Economia Social. No quadro do Projeto, é dada uma atenção particular à divulgação do setor da Economia Social nas instituições de ensino superior, sobretudo junto dos estudantes de licenciatura.

A sessão, com a duração de uma hora, incide sobre o setor da economia social, destina-se aos corpos docente e discente do ISCAP, promovendo a participação de entidades locais da economia social, enquanto exemplos práticos, com o objetivo de potenciar o conhecimento e a interação entre as entidades, a academia e os/as estudantes.

A sessão tem como objetivo: (i) Fomentar a relação das entidades de ensino com entidades de economia social, tendo em vista uma maior cooperação futura; (ii) Promover o trabalho das entidades de economia social, ao nível local; (iii) Facilitar o conhecimento das entidades tendo em vista a futuras possibilidades de voluntariado e/ou realização de estágios.

Quanto ao Grupo-alvo: preferência do último ano ou que possam integrar estágios profissionais para que exista uma ligação mais direta ou próxima ao mercado de trabalho, neste caso no sector da Economia Social, ou mesmo anos anteriores para podermos potenciar a realização de estágios nestas organizações.

Na sessão serão distribuídos alguns produtos – Brochura da Economia Social e Folhetos – e informações relevantes para os participantes.

Para a sessão temos já a confirmação de duas entidades da Economia Social que vão apresentar as suas organizações e os seus projetos, bem como as necessidades de recursos humanos.

Este evento é organizado pela Comissão Científica do Mestrado em Práticas Empresariais e Jurídicas da Economia Social e da Pós Graduação em Inovação e Gestão das Organizações Sociais.