Entrada > Destaques > Notícias > Um novo paradigma de sustentabilidade e competitividade para as empresas portuguesas
Publicado em: 17 Setembro 2024

Um novo paradigma de sustentabilidade e competitividade para as empresas portuguesas

Por Ana Maria Bandeira, Vice-Presidente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) ao Jornal a VidaEconómica

No passado dia 5 de julho, foi publicado no Jornal Oficial da União Europeia a Diretiva (UE) 2024/1760 do Parlamento Europeu e do Conselho sobre o dever de diligência das empresas em matéria de sustentabilidade (CS3D), que altera a Diretiva (UE) 2019/1937 e o Regulamento (UE) 2023/2859. Esta nova legislação representa uma etapa crucial num período de intensas reformas legislativas que têm vindo a transformar o panorama empresarial europeu, promovendo práticas mais responsáveis e sustentáveis.

Nos últimos anos, o mundo empresarial europeu tem sido confrontado com uma onda de reformas que visam alterar profundamente a forma como as empresas operam. Entre estes, a CS3D destaca-se como uma das mais impactantes, desafiando o status quo e estabelecendo um novo paradigma de responsabilidade social e ambiental. No contexto português, esta disposição surge como um desafio monumental, mas também como uma oportunidade ímpar para fortalecer e modernizar o tecido empresarial nacional, alinhando-o com as exigências de um mercado cada vez mais atento à sustentabilidade e à ética empresarial. Num cenário em que consumidores e investidores dão crescente valor às práticas responsáveis, a adaptação à CS3D poderá ser uma chave para que as empresas portuguesas não só sobrevivam, mas prosperem no mercado global.

(...)

Poderá ler na íntegra o artigo de opinião no Jornal VidaEconómica, ao clicar AQUI.

Combined Shape

Navigation