Entrada > Destaques > Notícias > Presidente do ISCAP participa em painel sobre “Vantagens da linha de Leixões para o Desenvolvimento Empresarial”
Publicado em: 30 Agosto 2023

Presidente do ISCAP participa em painel sobre “Vantagens da linha de Leixões para o Desenvolvimento Empresarial”

O Professor Manuel Moreira da Silva, Presidente do ISCAP, foi um dos convidados do Painel “Vantagens da linha de Leixões para o Desenvolvimento Empresarial”, inserido na Conferência “A Abertura da Linha de Leixões”, que decorreu no passado dia 25 de agosto de 2023, organizado pela Câmara Municipal de Valongo.

O Presidente do ISCAP, na sua comunicação, realçou a importância da reativação da Linha de Leixões para o desenvolvimento do ISCAP, do Pólo Universitário da Asprela e das áreas envolventes e considerou que esta abertura teria um impacto muito positivo na valorização do território, tornando-o mais atrativo e competitivo.

Neste âmbito, destacou alguns fatores que vão possibilitar o desenvolvimento das organizações públicas e privadas que usufruirão da Linha de Leixões, nomeadamente:

- Maior e mais rápida acessibilidade dos estudantes que residem nos concelhos limítrofes ao ISCAP e ao Campus da Asprela, mas também de outros passageiros que se desloquem ao Hospital de S. João e ao IPO;

- Aproximação da academia às empresas, nomeadamente as que beneficiariam da proximidade com a linha de Leixões, e que são presença ativa em projetos, conferências, programas de inovação e parceiros na criação e transmissão de conhecimento;

- Reforço da competitividade internacional do campus da Asprela. Sendo este polo Universitário o maior centro de retenção de talento a nível nacional, a  presença de uma linha de comboio que interligue o Campus da Asprela ao aeroporto e a outros destinos como Matosinhos, é absolutamente relevante para evidenciar a qualidade de vida e o seu posicionamento enquanto polo moderno, atrativo e promotor de um ambiente sustentável;

- Desenvolvimento de S. Mamede de Infesta (Matosinhos) e Pedrouços (Maia), através de um maior acesso de estudantes a estas 2 cidades e ao alojamento estudantil que já oferecem.

Salientou, finalmente, o facto de que as novas gerações que frequentam o Ensino Superior possuem uma perspetiva muito positiva sobre a utilização de transporte público, sobretudo se for de qualidade e tiver uma frequência que lhes permita aderir ao seu uso.

Combined Shape

Navigation