Entrada > Destaques > Notícias > Novo curso de curta duração: Humanidades Digitais e IA Generativa
Publicado em: 15 Setembro 2025

Novo curso de curta duração: Humanidades Digitais e IA Generativa

Estão abertas as inscrições para o curso de curta duração “Humanidades Digitais e IA Generativa”, a decorrer entre 2 de outubro e 5 de dezembro de 2025, em formato híbrido: quatro sessões teóricas online e sessões prático-laboratoriais presenciais no ISCAP.

Com a duração de 2 meses e sessões às quintas e sextas-feiras, das 18h30 às 21h00, o curso pretende introduzir noções fundamentais sobre as Humanidades Digitais e o impacto da tecnologia na investigação, ensino e produção de conhecimento em áreas como literatura, tradução, linguística, história e cultura.

Os participantes terão contacto com ferramentas digitais acessíveis e especializadas, incluindo noções de programação em R e Python, e serão capacitados para a utilização crítica e criativa da IA Generativa, com foco em prompt engineering, automação de tarefas textuais e reflexão ética sobre os desafios da era digital.

Uma oportunidade única de cruzar ciência, tecnologia e humanidades num percurso formativo inovador. Mais detalhes no site da PEA: Link.

Combined Shape

Navigation