Nos últimos três anos letivos, cerca de 900 docentes participaram nas ações de formação promovidas pelo GAIE-Núcleo de Educação, demonstrando uma crescente valorização das competências digitais no meio académico.
O Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, através do GAIE - Núcleo de Educação, no ano letivo 2025/2026, apresenta um conjunto de ações de formação dedicadas ao desenvolvimento de soft skills para docentes e estudantes, bem como um curso breve de Inteligência Artificial para Estudantes, reforçando o seu compromisso com a inovação pedagógica.
As ações de formação em soft skills têm como objetivo o reforço de competências essenciais à vida pessoal e profissional, tanto para docentes quanto para estudantes. Os temas abrangem áreas como gestão do tempo, gestão do stress, comunicação assertiva, apresentações em público e inteligência e gestão emocional, fatores cada vez mais valorizados no contexto de ensino-aprendizagem e no mercado de trabalho.
Por outro lado, o GAIE – Núcleo de Educação vai disponibilizar o Curso Breve de Inteligência Artificial para Estudantes, composto por cinco módulos que abordam as principais dimensões da literacia em IA e o seu impacto no contexto académico.
Este curso inclui os seguintes temas:
Módulo 1 – Literacia em IA e curadoria de informação;
Módulo 2 – Engenharia de Prompts aplicadas à aprendizagem;
Módulo 3 – ferramentas de IA de apoio ao estudo e aprendizagem;
Módulo 4 – Ética e boas práticas académicas na era da IA;
Módulo 5 – ferramentas de IA de apoio à produtividade académica.
Este curso pretende dotar os estudantes de conhecimentos fundamentais sobre a utilização ética, crítica e eficiente da Inteligência Artificial, com o objetivo de avaliar e validar os resultados obtidos com a utilização da IA.
No primeiro semestre, o GAIE – Núcleo de Educação irá também apresentar 14 ações de formação para docentes e estudantes, que serão anunciadas em breve.


