Entrada > Destaques > Notícias > ISCAP organiza evento para celebrar os 500 anos de Camões
Publicado em: 13 Maio 2024

ISCAP organiza evento para celebrar os 500 anos de Camões

22 de maio de 2024 | 09h30 | Grande Auditório do ISCAP

No dia 22 de maio de 2024, o Grande Auditório do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) será o cenário de uma homenagem especial aos 500 anos de Luís Vaz de Camões. Este evento é parte integrante das “Vozes do Português 2024”, uma iniciativa co-organizada pelo Grupo Científico de Português e pelos alunos do ISCAP, com o objetivo de celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se assinala, todos os anos, no dia 5 de maio. Trata-se de uma iniciativa pedagógica (exploratória e dialógica) que começa na sala de aula, enquanto lugar de questionamento, mas transcende-a para explorar um outro espaço de alocução e debate - o Auditório.

No ano de 2024, celebramos não apenas os 500 anos do nascimento de Luís de Camões, mas também o fim de 50 anos de regime autoritário em Portugal. Estes marcos históricos serviram de inspiração aos alunos do ISCAP, não só para relembrar a vida e obra deste ilustre poeta, mas também para refletir sobre o seu significado num contexto contemporâneo.

O programa do evento será dividido em duas partes. A partir das 9h30, os participantes terão a oportunidade de navegar na vida e na obra de uma das maiores figuras da literatura mundial. No início do evento, os alunos do ISCAP apresentarão trabalhos dedicados à poesia camoniana, oferecendo uma abordagem contemporânea e pessoal sobre a sua relevância e o seu impacto cultural na sociedade.

Na segunda parte do programa, contaremos com a presença do Prof. Doutor Seabra Pereira, coordenador científico do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos, que irá conversar com os alunos e o público presente, sobre o seu mais recente livro Viajar com.…Camões, editado em 2023 pela Opera Omnia.

Participe!