Entrada > Destaques > Notícias > ISCAP cria projeto para dar apoio a estudantes estrangeiros
Publicado em: 13 Março 2024

ISCAP cria projeto para dar apoio a estudantes estrangeiros

O AASA - Centro de Apoio Académico, Social e Administrativo a Estudantes Internacionais, criado pelo ISCAP, tem como objetivo ajudar e integrar os estudantes estrangeiros, mais precisamente dos PALOP, na comunidade académica. Este projeto une professores, estudantes e funcionários para garantir o apoio necessário nas vertentes académicas e, até, em questões pessoais destes estudantes internacionais.

Sendo o ISCAP a instituição do IPP que recebe mais estudantes internacionais, principalmente oriundos dos PALOP, tornou-se imperativo criar uma solução de ajuda dadas as dificuldades de integração e a consequente crescente taxa de desistência associada aos mesmos.

Nas palavras de Alexandra Albuquerque, membro do AASA, "o projeto é a asa que dá proteção, mas que também permitirá levantar voo" e que "numa primeira fase há a intenção de formar uma bolsa de professores que vão desempenhar o papel te tutores junto destes estudantes". Ao mesmo tempo será importante o contributo que os estudantes que frequentam o ISCAP darão ao AASA através da rede de apoio que será formada e que funcionará como suporte aos estudantes internacionais, dentro e fora da instituição.

Este projeto, que teve o seu início em novembro, é um importante auxílio para os estudantes internacionais, tal como descrito pelo Presidente do ISCAP, Manuel Moreira da Silva, que salientou que "o acompanhamento do AASA, com uma formação adicional, funcionará como espécie de ano propedêutico, tendo as instituições de se substituir à tutela".  "Queremos incutir melhores práticas: que a informação chegue de forma orgânica e que todos possam ser atendidos". "Os níveis de desistência conseguem ser evitados, antecipando sinais".

Poderá ler na íntegra a notícia concedida pelo ISCAP ao JN, ao clicar AQUI.

Foto: Pedro Granadeiro / Global Imagens