Entrada > Destaques > Notícias > I Summit da Economia Social - Tendências Atuais e Perspetivas Futuras
Publicado em: 18 Dezembro 2023

I Summit da Economia Social - Tendências Atuais e Perspetivas Futuras

12 de janeiro de 2024 | Grande Auditório

No dia 12 de janeiro de 2024, decorrerá, no Grande Auditório do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto - ISCAP, o I Summit da Economia Social - Tendências Atuais e Perspetivas Futuras, o evento surge no âmbito do Mestrado em Gestão e Regime Jurídico - Empresarial da Economia Social e a sua organização é da responsabilidade dos estudantes do 2º ano do referido Mestrado.

Este evento tem como objetivos (i) conferir maior projeção e visibilidade ao setor da economia social; (ii) criação de um espaço de discussão e partilha de perspetivas, experiências, boas práticas e testemunhos dos principais problemas e desafios com que se confrontam as Entidades do Setor da Economia Social em Portugal e no Mundo.

Para o efeito, contará com a participação de um conjunto prestigiado de oradores provenientes da Academia e de Entidades do setor da Economia Social, do setor público e privado.

A sessão de abertura conta com a participação do Presidente do ISCAP, Manuel Moreira da Silva, da Diretora do Mestrado, Deolinda Meira, da Presidente do Município de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e do Presidente do Politécnico do Porto, Paulo Pereira. Durante o período da manhã, o evento integra dois painéis subordinados aos temas “O ESTADO DA ECONOMIA SOCIAL EM PORTUGAL E NO MUNDO” e “ECONOMIA SOCIAL E SUSTENTABILIDADE”, que visam dar um panorama do setor e do seu contributo para um desenvolvimento mais sustentável em todo o mundo. Como oradores estarão presentes Eduardo Graça (CASES) , Manuel de Lemos (CPES), Miguel de Barros (CESAC), Miguel Almeida (Coopérnico), António Tavares (SCM Porto) e Guilherme Vilaverde (CHE As Sete Bicas). Os painéis serão moderados por Joaquim Pequicho (CONFECOOP) e Cláudia Amador (Universidade do Porto).

No período da tarde, os participantes podem assistir a outros dois painéis que versam sobre a “RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA vs ECONOMIA SOCIAL” e “INOVAÇÃO SOCIAL E FINANCIAMENTO”, no âmbito dos quais se fará um reflexão sobre os desafios e necessidades atuais do setor, tendo por referência as práticas que vão sendo desenvolvidas pelas diversas entidades. Os oradores serão Virginia Andrade (Alumni ISCAP), Margarida Couto (GRACE), Sónia Fernandes (Pista Mágica), António Cunha (CCDR-N), Helena Loureiro (Portugal Inovação Social), Leandro Pereira Morais (Task Force ONU). Como moderadores participarão Tiago Abalroado (UNITATE) e Padre Lino Maia (CNIS).

O programa integra, igualmente, o lançamento de um E-BOOK intitulado “PRÁTICAS INSPIRADORAS DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE RH EM ORGANIZAÇÕES DA ECONOMIA SOCIAL”, que resulta de estudos desenvolvidos pelos estudantes do Mestrado em Gestão e Regime-Jurídico Empresarial da Economia Social.

Trata-se de um evento de enorme relevância pelo facto de: (i) propiciar o envolvimento da academia e de um conjunto de atores - chave na discussão e na possível construção de soluções para os principais problemas e desafios com que se confrontam as entidades da economia social; (ii) colocar em diálogo o setor da economia social, o setor público e o setor privado; (iii) evidenciar a preocupação do Mestrado em Gestão e Regime-Jurídico Empresarial da Economia Social em desenvolver nos seus estudantes competências de organização de eventos, de criação de networking e de aproximação ao setor da economia social.

O Summit tem um cariz solidário e, embora gratuito, é solicitado aos participantes que realizem uma doação em géneros não perecíveis a serem distribuídos por entidades da Economia Social.

Segue o programa e link de inscrição que é obrigatório: https://summites.xyz/