Estudantes da licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação (CTDI) do ISCAP, Adelino Correia e Beatriz Silva, no âmbito do programa Erasmus+, orientados pelas docentes Milena Carvalho e Susana Martins, realizaram dois estágios extracurriculares na Biblioteca do Doutor Onésimo Silveira (1935-2021) na Universidade do Mindelo em Cabo Verde durante o ano letivo de 2022-23.
A pertinência que as instituições de memória, como repositórios digitais, assumem atualmente, uma vez que transcendem as barreiras geográficas e oferecem uma oportunidade única para que o conhecimento e a história sejam disseminados de forma abrangente, assume-se como fundamental pois permite que a vida e os feitos de pessoas notáveis sejam compartilhados e apreciados em escala global, salvaguardando a identidade de pessoas e comunidades.
Assim o principal objetivo do projeto foi criar um acervo digital da Biblioteca do Doutor Onésimo Silveira (1935-2021), e o consequente desenvolvimento de um site que disponibilizasse todo o material, tanto livro como não livro, por forma a disseminar globalmente o Doutor Onésimo Silveira e a sua herança.
O projeto foi fundamentado numa base teórica que abrangeu temas como a descrição e organização da informação, análise e recolha de informações e a preservação digital, a fim de destacar o papel de um serviço de informação e do profissional de informação, no âmbito da Ciência da Informação.
Durante o estágio, foi criado um repositório e inseridos materiais livro e não livro, como: diplomas, medalhas, porcelanas e outros. Foram ainda criadas várias descrições para a representação da informação referida e inserida juntamente com as respetivas fotografias
A criação do acervo digital da Biblioteca do Doutor Onésimo Silveira, pretendeu preencher uma lacuna na exposição da sua vida e contribuições, fornecendo um recurso valioso tanto para a comunidade local quanto para um público mais amplo. Através dessa iniciativa, espera-se que a história e o legado do Doutor Onésimo Silveira sejam preservados e amplamente reconhecidos, celebrando sua importância como uma figura histórica e inspiradora de gerações futuras.
Devido ao sucesso do projeto, foi solicitado à Diretora da LCTDI, para o ano letivo de 2023-2024, 1ºSem, a continuidade deste projeto e a realização de outros projetos, nomeadamente: A organização e tratamento da documentação do Departamento Financeiro da Universidade; a realização de um estudo do impacto do Carnaval neste ano 2023, na ilha, nas diversas dimensões: impacto social e cultural, económico, na promoção da identidade da ilha e a sua dimensão de Memória patrimonial e a realização de um estudo comparativo no âmbito do Projeto da Rota do Pescador, relativamente à recolha, salvaguarda, tratamento e divulgação do património informacional das tradições piscatórias da ilha e de Cabo Verde.
Assim, e com grande satisfação nossa, neste Primeiro Semestre, vão estar em mobilidade Erasmus+ 5 estudantes da LCTDI, no âmbito dos estágios curriculares e extracurriculares, na referida universidade.