Entrada > Destaques > Notícias > Entre o coração e os algoritmos: ser professora na era da inteligência artificial
Publicado em: 12 Maio 2025

Entre o coração e os algoritmos: ser professora na era da inteligência artificial

Inês Veiga Pereira, Docente no ISCAP, partilha a sua visão sobre o desafio de se ser Professora na era da Inteligência Artificial

"Sou professora do ensino superior há mais de 20 anos. E, como tantas mulheres apaixonadas pelo que fazem, vivo cada semestre com um misto de expectativa e entusiasmo. Ensinar, para mim, é mais do que transmitir conhecimento — é orientar, acompanhar, acreditar. É um papel quase maternal: vibro com as conquistas dos meus alunos, emociono-me com os seus sucessos, e preocupo-me quando se perdem.

Ao longo destas duas décadas, vi passar várias gerações. A geração pós-crise era cautelosa e pouco exigente, marcada por um tempo de contenção. Depois, vieram os estudantes da pandemia, gratos por cada momento de socialização presencial, resilientes e carentes de ligação humana. E agora, eis que me encontro a dar aulas à chamada geração da Inteligência Artificial. Uma geração hiperconectada, cheia de ferramentas ao dispor, com acesso ilimitado à informação — mas que, muitas vezes, precisa de ajuda para transformá-la em conhecimento."

(...)

Leia o artigo na íntegra aqui!

Combined Shape

Navigation