Entrada > Destaques > Notícias > Derivados e Outros Instrumentos Financeiros
Publicado em: 17 Outubro 2022

Derivados e Outros Instrumentos Financeiros

Apresentação da 2ª Edição Revista e Aumentada do Livro | 24 de outubro

No próximo dia 24 de outubro, pelas 18h30, realizar-se-á na Sala de Actos do ISCAP a Sessão de Apresentação da 2ª Edição Revista e Aumentada do Livro: “Derivados e Outros Instrumentos Financeiros”.

Participe!

“Considero assim estarmos perante uma obra de especial significado, que mantendo uma abordagem académica e profissional, permite apresentar de uma forma simples e compreensiva uma temática por vezes complexa.”

in Prefácio de José Silva Brito – Administrador da Caixa Geral de Depósitos

Archegos Capital, Enron, Lehman Brothers, Barings Bank, LTCM,…  Sabia que significativas perdas na história dos Mercados Financeiros tiveram origem na má utilização de derivados?

Quer saber mais sobre Futuros, Opções, CDSs, CFDs, ETFs, Forex, Swaps?

Em tempos de incerteza, como podemos beneficiar do investimento em derivados?

Com uma longa experiência nos mercados e na supervisão financeira em Portugal, os autores respondem a estas e outras questões, no próximo dia 24 de outubro às 18h30.

Sinopse:

A ótima aceitação do livro “Derivados e Outros Instrumentos Financeiros”, particularmente pela população académica, esgotou a sua 1.ª edição em menos de um ano, e colocou-o no top de vendas das seções de Economia e Finanças nas principais livrarias. O livro apresenta os principais instrumentos derivados negociados nos mercados financeiros: as suas origens, fundamentos e metodologias de avaliação, incluindo exercícios práticos no final de cada capítulo, que permitem consolidar e testar os conhecimentos adquiridos. Aborda o essencial dos instrumentos derivados tradicionais (Futuros, Forwards, Opções, Swaps) e dos novos instrumentos financeiros que têm ganho popularidade juntos dos investidores, nomeadamente os Credit Default Swaps, os CFD, o Forex, os ETF e os Warrants. A exposição das matérias resulta quer da vasta experiência na indústria financeira que os autores foram adquirindo ao longo dos seus percursos na banca e na supervisão financeira em Portugal, quer da interação permanente com docentes e alunos dos cursos que ministram no ISCAL, ISCEE, Universidade Europeia e ISCTE.

Derivados e Outros Instrumentos Financeiros destina-se a estudantes de Finanças, profissionais que necessitem de atualização de conhecimentos e a todos aqueles que pretendam compreender melhor uma área essencial das finanças empresariais e dos mercados financeiros.

Autores:

José Nuno Sacadura trabalha no universo da gestão de ativos e dos mercados financeiros desde 1998. Atualmente é Subdiretor do Departamento de Mercados Financeiros do Banco BPI, com responsabilidades ao nível da avaliação de instrumentos financeiros e derivados. Teve passagens pela BPI Gestão de Ativos, Banco de Investimento Global e Banco Mello. Mestre em Finanças (Magna Cum Laude) e MiF (Master in Finance) pela Universidade Católica Portuguesa (2008), pós-graduado em Mercados e Activos Financeiros pelo ISCTE-IUL (2001) e licenciado em Gestão Financeira pelo IESF (1998). Leciona desde 2010, diversas unidades curriculares da área de Finanças nas licenciaturas e mestrados em Portugal (ISCAL) e Cabo Verde (ISCEE). É subdiretor do Mestrado em Análise Financeira do ISCAL e orientador de alunos de mestrado. Membro do conselho de Especialidade de Análise Financeira da Ordem dos Economistas. Realiza investigação na área de mercados financeiros e de risco de crédito.

Carlos Manuel Pinheiro é professor associado na Universidade Europeia. Trabalhou na Caixa Geral de Depósitos de 1989 a 2021, com responsabilidades de Direção em várias áreas do Grupo Caixa. Obteve o doutoramento em Finanças, em 2011, no ISCTE-IUL com a classificação máxima e tem lecionado diversas unidades curriculares na Universidade Europeia, no ISCTE-IUL, ISCAL e nos cursos de Finanças – licenciatura, mestrado e doutoramento. É subdiretor do Mestrado em Análise Financeira do ISCAL e orienta alunos de mestrado e doutoramento. Licenciado em engenharia eletrotécnica, energia, sistemas de potência e computadores (1982) pelo IST, cursou um MBA (1991) e uma pós-graduação em Finanças (2002) na Universidade Nova. Desenvolve investigação na área de Finanças, com artigos publicados em revistas indexadas e com revisão de pares, nomeadamente, Journal of Banking and Finance, Journal of Financial Stability, Journal of International Money and Finance, Financial Markets, Institutions & Instruments, Journal of International Financial Management & Accounting. Apresenta regularmente o seu trabalho de investigação em conferências internacionais, tendo colaborado nos seus comités científicos ou dirigindo sessões, e é revisor de revistas de Finanças.

Paulo Horta trabalha na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) desde 1999, tendo desempenhado funções de Diretor do Departamento de Supervisão dos Mercados entre 2017 e 2020. É também Professor Adjunto Convidado do ISCAL, onde leciona desde 2015 disciplinas na área de Finanças. Licenciou-se em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, pelo ISEG (1995). Obteve o grau de mestre em Economia Monetária e Financeira, pelo ISCTE-IUL (2010), e o grau de doutor em Economia (Aprovado com Distinção), também pelo ISCTE-IUL (2015). Em 2016 concluiu um pós-doutoramento na FEP. Desenvolve investigação na área da Economia e Finanças, com artigos publicados em revistas indexadas e com revisão de pares, nomeadamente: Quantitative Finance, International, Review of Financial Analysis, Economics of Energy & Environmental Policy, Journal of Behavioral Finance, Portuguese Economic Journal, International Journal of Sustainable Energy, entre outras.