Entrada > Destaques > Notícias > Ação de Formação Online “SciArt – STEAM, Património Cultural e Competências Técnicas”
Publicado em: 02 Maio 2025

Ação de Formação Online “SciArt – STEAM, Património Cultural e Competências Técnicas”

No passado dia 23 de abril de 2025, o Centro de Estudos Interculturais (CEI) do ISCAP‑P.Porto promoveu com êxito a Ação de Formação Online “SciArt – STEAM, Património Cultural e Competências Técnicas”. Dirigida a professores do ensino básico e secundário, a sessão de duas horas de duração decorreu em ambiente digital, reunindo participantes de todo o país num verdadeiro laboratório de criatividade e inovação.

Uma abordagem centrada no aluno e na interdisciplinaridade

A formação arrancou às 18h30 com uma introdução envolvente ao método SciArt, que funde ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) com o estudo do património cultural. Os docentes exploraram estratégias pedagógicas ativas, baseadas em investigação, para estimular o pensamento crítico e a participação dos alunos em projetos reais. 

Ferramentas e materiais práticos para a sala de aula

Na segunda metade da sessão, cada professor recebeu um kit digital de recursos — planos de aula, guias de artefactos, fichas interdisciplinares e sugestões de atividades. Graças a estes materiais, será possível implementar oficinas SciArt na própria escola, promovendo narrativas da identidade local e europeia através da análise de objetos históricos.

O futuro promete um encontro ao vivo

Com o calendário SciArt já em curso, as escolas participantes estão convidadas a preparar os seus projetos até junho de 2025, quando se realizará um evento presencial num museu local. Nesta mostra, alunos e professores partilharão resultados, experiências e protótipos, reforçando o networking e a visibilidade académica. 

Benefícios que fazem a diferença

Para os professores, a formação significou não só desenvolvimento profissional e contacto com uma rede de pares, mas também o acesso a oportunidades de promoção das suas escolas. Para os alunos, as atividades SciArt prometem fortalecer competências essenciais do século XXI: trabalho em equipa, empreendedorismo, comunicação, autoconhecimento e literacia digital.

“A junção entre arte e ciência abre portas ao envolvimento ativo dos estudantes”, destacaram as formadoras, sublinhando o impacto positivo na motivação e na aprendizagem.

Fique atento às próximas iniciativas do projeto SciArt em sci‑art.eu e envolva-se nesta revolução educativa que coloca o património cultural no centro da sala de aula!

Combined Shape

Navigation