Entrada > Destaques > Notícias > A importância da reativação da linha de Leixões para o ISCAP
Publicado em: 09 Abril 2024

A importância da reativação da linha de Leixões para o ISCAP

Até ao final do ano, a Linha Ferroviária de Leixões será reativada, voltando a ter o serviço de transporte de passageiros, entre Campanhã e Leça do Balio, com uma nova paragem na área do Hospital de S. João (junto ao ISCAP).

A reativação da Linha de Leixões é um passo importante em termos de mobilidade urbana para a comunidade académica do ISCAP, pois facilita a deslocação dentro da área metropolitana do Porto e oferece-se uma opção de transporte público mais rápida e eficiente. Manuel Moreira da Silva (Presidente do ISCAP) afirma que “a reativação da Linha de Leixões a passageiros irá permitir um acesso diferenciado e mais acessível para estudantes, colaboradores e docentes”. Esta é uma aposta essencial para a área metropolitana do Porto, em especial para o pólo universitário. Por outro lado, permitirá um fácil acesso da nossa comunidade a parceiros estratégicos como, por exemplo, a Lionesa Business Hub.

Numa primeira fase, a linha terá seis paragens: Contumil, São Gemil, Arroteia, Hospital S. João, S. Mamede de Infesta e Leça do Balio. São esperados cerca de 180 mil passageiros por ano. O investimento ronda os três milhões de euros e será suportado pelas três entidades que assinaram o protocolo – Câmara Municipal de Matosinhos, Comboios de Portugal (CP) e Infraestruturas de Portugal (IP).

A reativação da Linha de Leixões melhora a mobilidade e acessibilidade na região, mas também contribui para o seu desenvolvimento económico sustentável, para a saúde pública e assume uma preocupação com as alterações climáticas.

Fonte: SIC