IA, IA ou AI, AI? Que VOZ é a sua?
Paladino, Cético ou Antagonista?
Qual será futuro da língua portuguesa no contexto de utilização de ferramentas de inteligência artificial generativa? Para quando a nova VOZ do Amália? Será possível a soberania digital de línguas globais e pluricêntricas como o português?
Convidamos toda a comunidade do ISCAP (Estudantes, Funcionários e Docentes) a participar neste estudo, exprimindo a sua VOZ e partilhando impressões de viagem em língua portuguesa pelo Admirável Mundo Novo, através do preenchimento deste questionário (cerca 5 de minutos) questionário que visa recolher informação sobre hábitos de utilização de ferramentas de inteligência artificial, em língua portuguesa, em toda a comunidade do ISCAP.PP. Os dados recolhidos serão alvo de reflexão no âmbito do evento Vozes do Português 2025 e servirão, também, de fio condutor para futuras investigações da área.
Participe na edição deste ano -Vozes humanas. Discursos Artificiais - no dia 4 de junho de 2025 das 10h às 12h30, no Grande Auditório do ISCAP. A sessão visa partilhar reflexões sobre os hábitos e repercussões da utilização de ferramentas de inteligência artificial generativa, perguntando em português (língua materna para alguns, oficial ou de acolhimento para outros).
Esta ação contará com a participação ativa de estudantes do ISCAP e com a intervenção do Prof. Doutor Rui Sousa Silva, professor auxiliar da Faculdade de Letras do Porto, investigador e Coordenador Científico do Centro de Linguística (CLUP) da Universidade do Porto e será aberta a toda a comunidade académica.
Explore o nosso site e embarque connosco.