Entrada > Destaques > Notícias > 2020 - 2021 > Alumna do ISCAP Vence Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2020
Publicado em: 05 Janeiro 2021

Alumna do ISCAP Vence Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2020

Parabéns Diana Queirós!

Diana Queirós, mestre em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos pelo ISCAP, com a dissertação intitulada Relação entre a Cultura e a Satisfação no Trabalho nas Organizações da Economia Social: um estudo em IPSS da Área Metropolitana do Porto, é a vencedora do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2020, na Categoria de Estudos e Investigação.

Este estudo teve como objetivo compreender a relação existente entre a cultura organizacional, utilizando o Modelo dos Valores Contrastantes, e a satisfação no trabalho nas organizações da Economia Social, nomeadamente nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) da Área Metropolitana do Porto. Foram estudadas 15 IPSS da Área Metropolitana do Porto.

Os resultados permitiram verificar que i) as organizações deste estudo têm um perfil cultural equilibrado na perspetiva dos/as colaboradores/as, apesar de salientarem a cultura clã como a mais presente, percecionam também os outros tipos de cultura de forma semelhante; ii) na perspetiva dos/as diretores/as o cenário não é o mesmo, uma vez que consideram a cultura clã como dominante na organização e a cultura de mercado como a menos presente, ou seja, o perfil cultural na ótica dos/as diretores/as não é equilibrado; iii) as organizações, no seu conjunto, têm um nível de satisfação moderado; iv) há uma relação causal e significativa entre a cultura organizacional e a satisfação no trabalho, mais especificamente entre a cultura de mercado e de hierarquia nas IPSS e a baixa satisfação dos/as colaboradores/as no trabalho.

Parabéns Diana Queirós!
💙❤️