Entrada > Destaques > Notícias > 2017 - 2020 > StreetArtCEI
Publicado em: 04 Janeiro 2018

StreetArtCEI

Novo projecto do Centro de Estudos Interculturais (CEI)

StreetArtCEI é um projecto do Centro de Estudos Interculturais (CEI) do ISCAP/P.PORTO nascido na sequência da sua participação no projecto SAICT/23447 “TheRoute – Tourism and Heritage Routes including Ambient Intelligence with Visitants’ Profile Adaptation and Context Awareness”, liderado pelo Politécnico do Porto¨. StreetArtCEI está acessível em http://www.streetartcei.com/ ou através do link no site www.iscap.pt/cei

Inicialmente, o trabalho de campo nas ruas do Porto e de outras localidades do Norte de Portugal visou a criação e a experimentação de roteiros inspirados pelas páginas dos escritores que aí situaram as suas narrativas. Mas, em simultâneo a este objectivo do projecto TheRoute, os investigadores e bolseiros de investigação do CEI foram despertando para outras narrativas, visuais, polícromas e intersemióticas, também inscritas na cidade. Tendo criado rotas turísticas ilustrativas da vida e obra de autores como Camilo, Saramago, Aquilino, Eça e Junqueiro, entre outros, a equipa encetou um projecto paralelo motivado pela descoberta da arte imprevista e anónima dos muros da cidade. Convocando as ferramentas teóricas e conceptuais dos estudos interculturais, o projecto StreetArtCEI definiu-se enquanto spin-off do projecto TheRoute, com o objectivo de esbater ainda mais as já de si ténues fronteiras entre culturas dominantes e marginais, suas práticas, símbolos e manifestações estéticas, no espaço aberto, movediço e sempre efémero da cidade. Se o objectivo do projecto The Route é oferecer ao visitante a materialização urbana da obra literária, StreetArtCEI desperta visitantes e habitantes para outras materializações, de estéticas auto e hétero marginalizadas.

A metodologia de trabalho passa pela recolha fotográfica, categorização e extracção de padrões de recorrência, dos quais emergem novas rotas, não só turísticas mas também para usufruto e formação de todo o público interessado. O website do projecto disponibiliza todas as imagens, rotas, arquivos e textos de reflexão em acesso aberto. Do Marquês à Baixa, da Ribeira a Matosinhos, de S. Bento da Vitória a Vila do Conde, os percursos de StreetArtCEI propõem uma busca pela arte oculta nos recantos urbanos e orientam uma corrida contra o tempo que leva a tinta e contra a fúria asséptica dos populistas. Da ignorância nasce a fixação pela parede inócua, pois a arte anónima e pública intimida quem recorre à censura para impor poderes. Por contraste, do conhecimento – criado ou partilhado – nasce o privilégio de saber encontrar nos percursos do quotidiano a arte criada onde e quando o artista esquivo quis. StreetArtCEI assume o privilégio de recolher, registar, preservar e oferecer à academia e ao público a força, a ironia e a beleza dessas singulares instâncias comunicativas, numa missão-dentro-do-projecto que, prevê-se, perdurará por gerações de investigadores do Centro de Estudos Interculturais.

A Equipa:

Clara Sarmento – Centro de Estudos Interculturais, Politécnico do Porto.
Ricardo Campos – CICS.Nova, FCSH/UNLisboa; Rede Luso-Brasileira de Pesquisa em Artes e Intervenções Urbanas (R.A.I.U.) e Centro de Estudos Interculturais, Politécnico do Porto.
Sara Cerqueira Pascoal – Centro de Estudos Interculturais, Politécnico do Porto.
Ágata Sequeira – CICS.NOVA, FCSH/UNLisboa.

Joana Ribeiro – Bolseira de investigação do Centro de Estudos Interculturais, Politécnico do Porto.
Luísa Silva – Bolseira de investigação do Centro de Estudos Interculturais, Politécnico do Porto.

¨ “TheRoute – Tourism and Heritage Routes including Ambient Intelligence with Visitants’ Profile Adaptation and Context Awareness” (referência SAICT/23447) é um projecto subsidiado com 149.998,00 euros pelo Programa Operacional da Região Norte, no âmbito de um concurso promovido em conjunto com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O projecto é liderado pelo Politécnico do Porto e envolve ainda como parceiros institucionais o Instituto Superior de Engenharia do Porto, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e a empresa DouroAzul. Este projeto iniciou-se no dia 1 de Julho de 2017 e tem a duração de 18 meses.