Entrada > Destaques > Notícias > 2017 - 2020 > Parceria Estratégica Europeia em Direito e Tradução
Publicado em: 07 Fevereiro 2017

Parceria Estratégica Europeia em Direito e Tradução

De 23 de janeiro a 4 de fevereiro, 5 estudantes do ISCAP estiverem em Ventspils, na Letónia.

Acompanhados por 3 docentes, juntaram-se aos colegas letões, romenos, checos, espanhóis, franceses e eslovacos durante os 15 dias do programa Sistemas Jurídicos e Direito das Empresas na EU: Traduzir e Interpretar na diversidade.

Os estudantes selecionados no ISCAP seguiram na sua maioria o percurso de licenciatura em Assessoria e Tradução e mestrado em Tradução e Interpretação. No entanto, o programa foi aberto a outras formações e, assim, Sara Araújo, que frequenta o mestrado em Gestão do Turismo acompanhou os colegas da área da tradução Isabel Ricardo, Joana Reis, Mário Santos e Vanessa Matos no curso intensivo.

Com início em 2009 na Universidade do Sul da Bretanha, o programa é organizado por um parceiro diferente a cada ano. Depois de Lorient, (França), Magdeburgo (Alemanha), Vigo (Espanha), Bucareste (Roménia), České Budějovice (República Checa), Porto (Portugal), no ISCAP em 2014, České Budějovice de novo em 2016, tem lugar este ano em Ventspils (Letónia) e irá ser organizado em França, em 2018.

O programa aborda, através de conferências, mesas redondas, visitas a tribunais e empresas, exercícios práticos, entre outros, o direito das sociedades, do trabalho e dos contratos, bem como aspetos específicos do ambiente empresarial de cada país parceiro. Os conhecimentos adquiridos pelos estudantes participantes são utilizados na elaboração de glossários multilingues, na realização de traduções e em exercícios de negociação comercial.

Empresas e profissionais dos diferentes países parceiros são amplamente solicitadas a elaborar apresentações e painéis. O ISCAP participou, este ano, com 2 profissionais por videoconferência. Os resultados do programa trienal serão postos à disposição do público por meio de um sítio em linha criado e gerido pelo ISCAP. Para mais informações, contactar scunha@iscap.ipp.pt ou mdasilva@iscap.ipp.pt

Autor: Suzana Noronha Cunha
Direção da Pós-graduação em Tradução Assistida por Computador