Entrada > Destaques > Notícias > 2.º Encontro ENFEM Portugal
Publicado em: 28 Abril 2023

2.º Encontro ENFEM Portugal

O 2.º Encontro ENFEM teve lugar no Auditório principal do ISCAP no dia 20 de abril. Após a sessão de boas-vindas proferida pelo Presidente do ISCAP e pela Diretora do Centro de Investigação CEOS.PP, a equipa de investigadores do projeto apresentou os cursos “Caminhos para a integração no mercado de trabalho”, em modalidade b-learning, especialmente desenhados a pensar em dois públicos específicos  ̶  mulheres internacionais e atores locais  ̶  e realizou uma visita guiada à plataforma internacional na qual os cursos se encontram alojados.

Seguiu-se uma mesa-redonda na qual se discutiu o papel das instituições de ensino superior na integração de estudantes internacionais. O diálogo envolveu a partilha de experiências de representantes de três instituições do país (ISCAP – Politécnico do Porto, Universidade da Maia e Universidade de Aveiro).

Em seguida, foram apresentados o site nacional e o livro do projeto intitulado Práticas de Integração de Mulheres Migrantes . O sítio eletrónico https://enfem0.wixsite.com/my-site  foi criado para dar visibilidade às medidas locais, às embaixadoras e aos atores públicos, sociais e empresariais parceiros ENFEM Portugal.  O segundo, um e-book https://97c37d12-e360-48b1-9895-87ee4b5a0582.filesusr.com/ugd/7135ce_f6111693761348ff801b66c7f5cc5585.pdf, tem o intuito de dar a conhecer um conjunto de boas práticas, que contribuem para uma melhor e mais ampla integração do público imigrante feminino.

O evento encerrou com uma sessão de networking, precedida de uma mesa-redonda com atores locais do ramo empresarial. Os relatos de boas práticas empresariais partilhados por estes agentes deixaram claro o benefício recíproco do envolvimento da comunidade e da criação de redes de capacitação de mulheres internacionais.

Combined Shape

Navigation