Entrada > Destaques > Notícias > Comemoração do Dia do ISCAP - 137º Aniversário
Publicado em: 29 Novembro 2023

Comemoração do Dia do ISCAP - 137º Aniversário

No dia 23 de novembro de 2023, o Dia do ISCAP, celebrou-se o 137º aniversário do ISCAP

No passado dia 23 de novembro de 2023, decorreram as Comemorações do Dia do ISCAP, a celebração do seu 137º Aniversário. A cerimónia contou com a presença de mais de 300 convidados, entre os quais, destaca-se a presença da Presidência do Politécnico do Porto e suas Unidades Orgânicas, assim como a de vários parceiros institucionais, bem como a da comunidade académica - docentes, colaboradores, estudantes e alumni.

O Presidente do ISCAP,  Manuel Moreira da Silva, deu início às Comemorações, abordando o passado recente e alguns dados estatísticos que revelam o crescimento que a nossa Escola vem tendo ao longo dos últimos tempos em todas as vertentes que compõem a sua missão – Ciclos de Estudo conferentes de grau e não conferentes de grau (CTESP e Ano Zero), bem como na vertente da aprendizagem ao longo da vida (Porto Executive Academy – PEA).

No dia do ISCAP, salientou a “força da marca  ISCAP e da diversidade e qualidade da sua oferta formativa, mas também da excelência da formação que oferece, reconhecida pelos cerca de 5000 estudantes que a frequentam e pelo tecido empresarial que os acolhe durante e após a sua formação. Apesar destes números, o desafio passa, cada vez mais, pelo reforço da imagem do ISCAP como uma Escola de Ciências Empresariais com influência e reconhecimento a nível regional, nacional e internacional.

Num ano desafiante, o Presidente do ISCAP mantém que “o foco da nossa ação está em conduzir a escola no sentido da inovação, dando resposta aos desafios da transformação digital e da sustentabilidade, fomentando a abertura à comunidade e a uma maior envolvência com o tecido empresarial e com as entidades públicas. Construir e consolidar esta evolução de modo sustentável implica considerar as nossas pessoas e as suas aspirações, o seu tempo (cada vez mais escasso), as suas competências, os seus espaços, o que começamos já a fazer.

Além da intervenção do Presidente do ISCAP e do Presidente do Politécnico do Porto, Professor Paulo Pereira, intervieram Carolina Moreira, Presidente da AEISCAP e o Vereador da Câmara Municipal de Matosinhos, Prof. Correia Pinto.

Nesta cerimónia foram, ainda,  homenageados os Docentes Aposentados e entregues os seguintes prémios: Prémio Domingos Salvador, o Prémio RWS e o Prémio aos  Melhores Estudantes finalistas do ISCAP, referente ao ano letivo 2021/2022.

Para  encerrar esta cerimónia, procedeu-se à entrega do “Prémio Alumni ISCAP-P. Porto”  que visa distinguir os/as antigos/as estudantes (Alumni) do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) e/ou do antigo Instituto Comercial do Porto (ex-ICP), que se tenham destacado em termos profissionais e/ou pessoais e que se constituam uma referência para os seus pares e para a comunidade.