Entrada > Destaques > Notícias > VOZES DO PORTUGUÊS 2023
Publicado em: 26 Maio 2023

VOZES DO PORTUGUÊS 2023

No Mês Europeu da Diversidade, na parte da manhã do dia 31 de maio, está agendada a segunda edição do evento Vozes do Português.

A língua que falamos une-nos ou separa-nos?

A ideia materializou-se com o primeiro  Vozes do Português  https://vozesdoportugues.wixsite.com/2022 e ser-lhe-á dada continuidade anual. Os conteúdos estão a cargo dos alunos de Comunicação Empresarial e de A&T, com monotorização de professores. Os principais emissores e recetores são também alunos num âmbito interno.

É uma iniciativa pedagógica (exploratória e dialógica) que começa na sala de aula, enquanto lugar de questionamento, mas transcende-a para explorar um outro espaço de alocução e debate - o Auditório.

Neste ano, tem a particularidade de ter como tema: A língua que falamos une-nos ou separa-nos? Serão abordadas questões sobre a relação entre Língua, Pensamento e Cultura (sociedade) observando a valor do conhecimento canónico sobre o género gramatical e olhando em simultâneo para a agenda política e social da atualidade que passou a relacionar a Língua com o conceito de Inclusão, criando uma arena complexa onde, neste momento, se digladiam movimentos/propostas/normativos múltiplos em prol de mudanças, substituições e erradicação de normas gramaticais.

Num olhar atento à procura da crescentemente difícil distinção entre factos e opiniões, os estudantes vão apresentar resultados das pesquisas que desenvolveram sobre:

1. As questões de género gramatical à luz da gramática da língua.
  2. A polivalência do conceito de língua inclusiva e a utopia de neutralidade na língua.
  1. A natureza e o papel dos Guias de Estilo: ferramentas de apoio à correção e à harmonização estilística ou instrumentos para mudança ideológica através da língua?

O nosso ponto de partida é o papel estruturante da competência em língua materna nas profissões de Comunicação; por isso, o Dia Mundial da Língua Portuguesa e a polifonia de Vozes que desejamos para a nossa Língua são o motor desta iniciativa que esperamos vir a ter muitas edições.