Entrada > Destaques > Notícias > 2017 - 2020 > Projeto TAClaro
Publicado em: 13 Outubro 2017

Projeto TAClaro

Transparência, Responsabilidade e Comunicação na Administração Pública Local

O projeto TAClaro - Transparência, Responsabilidade e Comunicação na Administração Pública Local -  surge de uma parceria entre o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) e Câmara Municipal de Valongo (CMV). O projeto TAClaro é uma plataforma digital de comunicação que tem como objetivo principal promover a transparência na gestão dos recursos públicos, disponibilizando informação clara aos munícipes sobre as contas das autarquias e desenvolvendo o nível de literacia financeira pública na comunidade em geral. O Município de Valongo serviu de case-study para o arranque do projeto, sendo o primeiro do País a aderir ao TAClaro. 

Este projeto inovador do ISCAP vai para além da transparência baseada na responsabilização das funções públicas e na prestação de contas. O TAClaro tem como finalidade descodificar a linguagem económico-financeira, explicando-a de forma simples, direta e acessível ao cidadão comum, motivando deste modo para uma cidadania mais ativa e contribuindo para que uma comunidade mais esclarecida se torne mais participativa.

Este projeto foi desenvolvido por uma equipa  multidisciplinar do ISCAP formada por Amélia Silva, Maria José Angélico e Sandrina Teixeira, docentes do ISCAP e investigadoras no CEOS.PP.

TACLARO

Combined Shape

Navigation