O XIII Encontro CTDI apresenta-se como um fórum de reflexão sobre a Transformação Digital, também conhecida com 4ª revolução industrial baseada na informação e no conhecimento a decorrer no dia 14 de Maio de 2019 no ISCAP.
Em breve, quase 50% dos consumidores serão nados digitais e tal irá forçar a transformação digital nas organizações, criando novas oportunidades de mudança, inclusive nos padrões organizacionais, culturais e legais.
A transformação digital, enquanto efeito de um processo marcado pela influência das TIC na sociedade, irá influenciar alterações nos modelos de negócio e na forma como este se desenvolve, passando as TIC a ter um papel preponderante em qualquer organização.
É possível identificar cinco domínios onde ocorre a transformação digital e que se baseiam na transversalidade do uso das TIC:
-
Clientes, que interagem de forma dinâmica com as organizações;
-
Competição, que pressupõe uma diferenciação das organizações perante o consumidor/cliente final;
-
Informação, que pela sua natureza essencial para o negócio, sendo estruturada, ou não, irá exigir uma gestão cada vez mais rigorosa;
-
Inovação, prendendo-se com o desenvolvimento de novas ideias;
-
Valor, que se torna volátil perante a exigência de mercado.
Os profissionais da informação têm pela frente desafios que se podem caracterizar pela transferência e partilha de conhecimento, pela sua salvaguarda, pela seleção e filtragem de informação, pela gestão de informação e recursos, pelo acesso através do uso de redes nacionais e internacionais e pela estruturação de um serviço de informação adequado à organização.
Será pois necessário que os profissionais da informação sejam elementos ativos na transformação digital das organizações.