1. Como posso pedir o meu cartão de estudante?
R: Deve aceder ao menu do DOMUS < Área Pessoal > < Cartão P.PORTO > < Efetuar Novo Pedido >.

2. Como posso requerer a Declaração passe Sub23 (para transportes)?
R: Se necessitar da declaração passe Sub23 (para transportes) deve aceder ao menu do DOMUS < Inscrições > < Passe Sub23 - Declaração >
Efetuar o pedido e aguardar que o documento seja devolvido pela Divisão Académica, para o email do estudante, assinado e carimbado.

3. Como posso requerer a Certidão de Matrícula?
R: A certidão de Matrícula pode ser emitida pelo estudante, após o pagamento integrado no sistema, no menu: < Certidão de matrícula>
Devem utilizar o browser Internet Explorer ou desbloquear as pops ups em outros browsers (Chrome, Firefox, etc.)
4. Como posso pedir o certificado de final de curso?
R: Deve aceder ao menu do DOMUS < Certidões / Diplomas > < Pedido de Diploma >.
5. Como posso pedir uma declaração de presença em exame?
R: Deve aceder ao menu do DOMUS < Inscrição em Exames > < Declaração de Presença > < Declaração de Presença em Provas de Avaliação >.
6. Quais os contactos e o horário de atendimento da divisão académica?
R:
Atendimento Presencial
Horário diurno: 2ª a 6ª feira, das 09h30 às 12h30
Horário pós-laboral: 2ª, 3ª e 5ª feira, das 17h00 às 19h30
*Meses de setembro e outubro
Horário diurno: 2ª, 3ª, 5ª e 6ª feira, das 09h30 às 12h30, encerrado à 4ª feira. Horário pós-laboral: 2ª, 3ª e 5ª feira, das 17h00 às 20h00.
Nota: De 21 de julho a 31 de agosto de 2025, o atendimento presencial funciona de 2ª a 6ª feira, das 09h30 às 12h30. A DA encontra-se encerrada na semana de 11 a 16 de agosto de 2025.
Atendimento telefónico
2ª a 6ª feira – das 10h00 às 11h00 e das 14h00 às 15h00.
Telefone: +351 22 905 00 00
E-mail: da@iscap.ipp.pt
7. Como posso pedir uma declaração para efeitos de IRS ou segurança social?
R: O pedido de certidões pode ser feito ao balcão da Divisão Académica ou no Domus < Certidões / Diplomas > < Certidão de Matrícula >.

8. A declaração de matrícula é gratuita? Quantas posso pedir?
R: O custo depende do destino, se for para efeitos militares, pensões de sangue, ADSE, abono de família, bolsa de estudos, transportes ou IRS é isenta de emolumentos.
Para outros fins, tem o custo de 5eur.
Ambas podem ser pedidas as vezes que necessitar.
9. Quanto tempo demora a emissão de uma certidão ou declaração?
R: Sendo o modelo gratuito, este pode ser obtido no DOMUS no mesmo momento.
Implicando pagamento, se este for solicitado ao balcão será entregue no mesmo momento, exceto se se tratar de Diplomas de Grau e Conteúdos Programáticos, uma vez que devido à sua complexidade exigem verificações adicionais.
10. Posso pedir documentos em formato digital ou só presencialmente?
R: Os nossos certificados são emitidos em papel pelo que apenas podem ser obtidos em formato físico. Exceto a certidão de matrícula, que pode ser obtida diretamente no DOMUS no menu < Certidões / Diplomas >.
11. Posso levantar documentos em nome de outra pessoa?
R: Sim, pode, desde que possua uma autorização escrita para esse efeito, assinada pela pessoa de quem pretende levantar o documento, ou desde que nos seja enviado no mesmo momento do levantamento um e-mail da caixa institucional da pessoa em causa.

