Entrada > Destaques > Comunicação > Artigos de Opinião > Criatividade e Inovação Empresarial

Criatividade e Inovação Empresarial

“O Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto lança uma licenciatura pioneira dedicada à Criatividade e ao Empreendorismo”. Este foi o título da notícia publicada pelo JPN, em 2015 relativa à licenciatura em Criatividade e Inovação Empresarial.

Sendo uma das mais recentes apostas do ISCAP, a licenciatura em criatividade e inovação empresarial é a primeira licenciatura conjunta (“joint programme”) do país, ligando o ISCAP a duas instituições de ensino superior de referência: Vilnius College, na Lituânia, e Estonian Entrepreneurship University of Applied Sciences, na Estónia.

Assim sendo, torna-se importante referir a grande aposta que há na internacionalização, uma vez que é dado aos estudantes a oportunidade de realizar dois estágios profissionais na Lituânia, Estónia ou Portugal e um projeto final em empresas desses países.

Para além da aposta em áreas como gestão de projeto, coaching, marketing e consultoria, a licenciatura tem como objetivos desenvolver e implementar ideias criativas e a preparação/lançamento de novas iniciativas empresariais; criar e implementar ideias e soluções empresariais no âmbito de investigação e desenvolvimento de novos produtos; desenvolvimento de novos modelos de negócio em empresas nacionais e internacionais, com base em técnicas de criatividade e inovação; analisar, avaliar e aplicar novos modelos e técnicas de inovação às operações e aos processos organizacionais; e compreender, combinar e desenvolver novos conhecimentos no campo social, humano e científico.

Segundo o Professor Doutor Orlando Rua, atual diretor do curso, os estudantes quando ingressam na licenciatura pretendem adquirir a “compreensão básica de aspetos centrais relativos a atividades inovadoras em organizações atuais ou novas iniciativas/empresas e aquisição de capacidade para resolver problemas por via da aplicação de ferramentas de análise”.

O diplomado da licenciatura em Criatividade e Inovação Empresarial poderá exercer funções como Criativo em Publicidade e Comunicação, Formador em Criatividade e Inovação, Gestor de Projeto de Inovação Organizacional, Empreendedor, Coach em Criatividade e Inovação, Gestor de Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos/Serviços e Consultor de Criatividade e Inovação.

Com a conclusão da licenciatura, o diploma é emitido em conjunto pelas 3 instituições de ensino superior, sendo assim um fator de destaque para o próprio ISCAP e uma vantagem competitiva para os próprios estudantes em Portugal.

Se ficaste interessado e precisas de mais alguma informação sobre a Licenciatura em Criatividade e Inovação Empresarial clica aqui.

Contributo do Professor Doutor Orlando Rua.

João Ponte