Entrada > Destaques > Comunicação > Artigos de Opinião > Contabilidade e Administração

Contabilidade e Administração

Sendo uma das primeiras e mais antigas licenciaturas do ISCAP, Contabilidade e Administração eleva-se como uma das mais prestigiadas por todo o país, não só pela orientação para os novos paradigmas empresariais como também pela inovação e diferenciação nos métodos de aprendizagem.

Marcando o nome do nosso instituto, a Licenciatura em Contabilidade e Administração ocupa um lugar de destaque no ensino superior português. Tratando-se de um dos cursos com mais vagas no ISCAP, estas são rapidamente preenchidas na primeira fase no concurso nacional de acesso ao ensino superior, sendo também importante destacar o facto de nos últimos anos, haver um aumento do número de candidatos a elegerem Contabilidade e Administração como primeira opção.

Ao ingressar para a Licenciatura em Contabilidade e Administração, pretende-se, segundo a atual Diretora de curso Ana Bandeira, que os estudantes tenham “uma formação sólida em Contabilidade e Administração”, de forma a serem “capazes de conceber sistemas de informação contabilística, sistemas de controlo interno e de preparar e analisar informação económico-financeira, orçamental, analítica e fiscal”. Do mesmo modo, responder eficazmente aos novos desafios do mercado e que são colocados às próprias empresas e acompanhar todas as mudanças nas tecnologias de informação e comunicação, constitui um objetivo da própria licenciatura.

Muitas são as expetativas de quem se candidata ao curso, não só pelo prestígio e relevância que o profissional da área desempenha no mundo empresarial português e na atual sociedade, como também na aquisição de competências que o mesmo oferece.

Há também uma forte ligação do curso às empresas, uma vez que existem protocolos com várias instituições e empresas que permitem aos estudantes do ISCAP realizar estágios, pela qualidade no desempenho e na realização das tarefas. Também há uma histórica e emblemática relação dos docentes às empresas da área, o que representa um fator de diferenciação da licenciatura.

O balanço entre disciplinas práticas e teóricas é extremamente importante, tanto para o próprio desenvolvimento de competências e do conhecimento nas diversas áreas bem como para a aplicação em casos reais. O facto de abranger também outras áreas, para além da contabilidade e fiscalidade, como a economia, o direito e a gestão, tornam o curso mais interessante e completo. Contabilidade de custos, Contabilidade de gestão, Macroeconomia, Microeconomia e Direito do trabalho e das empresas são algumas das unidades curriculares que os alunos mais gostam.

A integração, no plano de estudos, das unidades curriculares como Simulação Empresarial são também um motivo de distinção, dado que se baseiam em uma metodologia completamente inovadora e diferenciada e porque têm uma certificação de qualidade por parte da SGS. No ambiente de simulação, juntam-se os alunos às empresas, à Banca, ao Estado e a outras instituições privadas e públicas.

O curso tem várias saídas profissionais, como Contabilista e Consultor financeiro e fiscal; Gestor de Empresas e de outras Instituições privadas ou públicas; Técnicos superiores de instituições financeiras; técnicos superiores de autoridade tributária; Auditores; Contabilista Certificado (mediante cumprimento dos requisitos da Ordem dos Contabilistas Certificados) e Revisor oficial de Contas (mediante cumprimento dos requisitos da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas).

Com a Licenciatura em Contabilidade e Administração no ISCAP é possível os estudantes enveredarem “por um caminho profissional de prestígio e de extrema importância na sociedade em que vivemos”. Para além disto, a professora Ana Bandeira, Diretora do curso, salienta que “o profissional de contabilidade é a pedra angular no tecido empresarial português”.

Se ficaste interessado e precisas de mais alguma informação sobre a Licenciatura em Contabilidade e Administração clica aqui.

Contributo da Diretora de curso, Professora Doutora Ana Maria Bandeira, e dos estudantes Pedro Ventura e Igor Andrade.

João Ponte