Entrada > Destaques > Comunicação > Artigos de Opinião > Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação

Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação

Num mundo em que a informação, fidedigna e credível, é fundamental para o bom desempenho das organizações e em que os meios de acesso à mesma evoluem todos os dias, a Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação do ISCAP disponibiliza todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de competências adaptadas à nova realidade da Sociedade da Informação.

A Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação, e perante a atual diretora, Professora Doutora Milena Carvalho, cruza “saberes tradicionais com aplicações teórico práticas nas áreas das tecnologias da informação e da comunicação” e garante “o desenvolvimento de competências técnicas especializadas na gestão sistémica da informação em qualquer tipo de suporte, nos mais diversos setores de atividade”.

Com um plano de estudos sólido, atualizado e abrangente, o curso tem vindo, ano após ano, a ganhar adesão por parte dos estudantes que se candidatam pela primeira vez ao ensino superior através do concurso nacional refletindo, assim, um maior interesse pelas áreas de Biblioteconomia, Arquivo, Documentação e Informática (Sistemas de Informação).

A adequada preparação dos estudantes para acompanhar todas as inovações tecnológicas dos recursos informacionais decorrentes no seio das organizações e a possibilidade de os mesmos investirem “numa formação contínua especializada e numa cultura técnica, científica e humanista aberta à internacionalização”, tornam a licenciatura única na área. O incentivo à internacionalização (motivação a realizar o programa de mobilidade Erasmus) e a forte ligação do curso ao mundo empresarial, através da realização de estágios curriculares, são também fatores de destaque do curso em si.

Outro aspeto a salientar do curso são as múltiplas saídas profissionais: Gestor de informação, Gestor de processos documentais, Gestor de repositórios institucionais, Gestor de Conteúdos para plataformas digitais, Bibliotecário (Universidades, Escolas, Munícipios, Museus, Fundações, etc.), Arquivista (Hospitais, Tribunais, Bancos, Empresas Públicas ou privadas, etc.), Documentalista especializado, Gestor de Base de Dados, Gestor de sistemas de informação, peritos em pesquisa da informação e consultor de gestão da informação.

A Diretora do Curso reforça, ainda, que o profissional da informação no mercado de trabalho é “capaz de apoiar a produção e disponibilização de informação, identificar fontes relevantes, bem como dominar as técnicas de captura, seleção, tratamento, armazenamento e disponibilização da informação em tempo e qualidade adequada em qualquer contexto organizacional”.

Se ficaste interessado e precisas de mais alguma informação sobre a Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação clica aqui

Contributo da Diretora de Curso, Professora Doutora Milena Carvalho.

João Ponte