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MESTRADO EM INTERCULTURAL STUDIES FOR BUSINESS

O Mestrado em Intercultural Studies for Business é um curso pioneiro no panorama do ensino superior português, tendo por isso obtido a aprovação incondicional por 6 anos da agência de acreditação ...

O Mestrado em Intercultural Studies for Business é um curso pioneiro no panorama do ensino superior português, tendo por isso obtido a aprovação incondicional por 6 anos da agência de acreditação A3Es.

Com um corpo docente altamente especializado, o Mestrado abre novos horizontes de formação, com disciplinas como Língua e Cultura Chinesa (Mandarim) e Árabe para Negócios, Cultura e Desenvolvimento, Relações Económicas Interculturais, Empreendedorismo em Cultura, Tecnologias de Comunicação Intercultural e Cultura de matriz Inglesa, Francesa, Alemã e Espanhola para Negócios.

O curso é integralmente leccionado em Inglês, possibilitando empregabilidade e mobilidade internacional acrescidas. Os alunos podem optar por um duplo diploma com o Mestrado em Languages and Intercultural Management da Université d’Artois, França, ou com o Mestrado em Intercultural Management do ISIT – Institut de Management et de Communication Interculturels, em Paris. O mestrado tem um protocolo de mobilidade ERASMUS específico com a University of Applied Sciences, RheinAhrCampus, Alemanha, e cinco protocolos para doutoramentos nas Universidade de Vigo, Santiago de Compostela e Salamanca.

O curso oferece protocolos de estágio com a Incubit Business Consulting & Entrepreneurship, Alto Comissariado para as Migrações, Associação Nacional de Empresárias, grupo editorial Vida Económica EDUCOACH Education and Social Innovation, Sinerconsult, Eligent Club London e outros parceiros europeus.

Os diplomados estão aptos a utilizar técnicas e conhecimentos interdisciplinares para facilitar a implementação de projetos internacionais, identificar e dar resposta às necessidades de diversos âmbitos culturais, melhorar a comunicação entre diferentes culturas empresariais e lidar eficazmente com situações interculturais, apoiando a integração e o crescimento. Estão também capacitados para desenvolver projetos empresariais sustentáveis e culturalmente conscientes, e desenvolver investigação científica com uma sólida base prática, técnica e teórica.

Embora o inglês seja a língua de trabalho do curso, a componente linguística NÃO está sob avaliação (exceto em língua e cultura árabe/chinesa). O francês, o espanhol e o alemão são utilizados nas respetivas unidades curriculares, com um nível de proficiência a negociar com o grupo.

Contactar a diretora de curso, Professor Clara Sarmento, em: 

dir-curso.misb@iscap.ipp.pt e clarasarmento@gmail.com 

Facebook e LinkedIn: MA in Intercultural Studies for Business

 

Pós-Laboral
Acreditado por: 6 ano(s) em
23/09/2022

Consultar relatórios em https://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/estudos-interculturais-para-negocios-0

Número: R/A -Cr 9/2016/AL01
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: 2432/2023 (2ª Série)
Data:
17/02/2023
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
CULTURA E DESENVOLVIMENTO I 1º Semestre 6.0
CULTURA INGLESA PARA NEGÓCIOS I 1º Semestre 6.0
RELAÇÕES ECONÓMICAS INTERCULTURAIS 1º Semestre 8.0
CULTURA ALEMÃ PARA NEGÓCIOS I (opcional) 1º Semestre 5.0
CULTURA ESPANHOLA PARA NEGÓCIOS I (opcional) 1º Semestre 5.0
CULTURA FRANCESA PARA NEGÓCIOS I (opcional) 1º Semestre 5.0
LÍNGUA E CULTURA ÁRABE PARA NEGÓCIOS I (opcional) 1º Semestre 5.0
LÍNGUA E CULTURA CHINESA (MANDARIM) PARA NEGÓCIOS I (opcional) 1º Semestre 5.0
CULTURA E DESENVOLVIMENTO II 2º Semestre 6.0
CULTURA INGLESA PARA NEGÓCIOS II 2º Semestre 6.0
EMPREENDEDORISMO EM CULTURA 2º Semestre 8.0
LÍNGUA E CULTURA ÁRABE PARA NEGÓCIOS II (opcional) 2º Semestre 5.0
LÍNGUA E CULTURA CHINESA (MANDARIM) PARA NEGÓCIOS II (opcional) 2º Semestre 5.0
CULTURA ALEMÃ PARA NEGÓCIOS II (opcional) 2º Semestre 5.0
CULTURA ESPANHOLA PARA NEGÓCIOS II (opcional) 2º Semestre 5.0
CULTURA FRANCESA PARA NEGÓCIOS II (opcional) 2º Semestre 5.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
CULTURA INGLESA PARA NEGÓCIOS III 1º Semestre 6.0
METODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO 1º Semestre 6.0
TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL 1º Semestre 6.0
LÍNGUA E CULTURA ÁRABE PARA NEGÓCIOS III (opcional) 1º Semestre 6.0
LÍNGUA E CULTURA CHINESA (MANDARIM) PARA NEGÓCIOS III (opcional) 1º Semestre 6.0
CULTURA ALEMÃ PARA NEGÓCIOS III (opcional) 1º Semestre 6.0
CULTURA ESPANHOLA PARA NEGÓCIOS III (opcional) 1º Semestre 6.0
CULTURA FRANCESA PARA NEGÓCIOS III (opcional) 1º Semestre 6.0
DISSERTAÇÃO (opcional) 2º Semestre 30.0
DISSERTAÇÃO (opcional) 2º Semestre 30.0
ESTÁGIO PROFISSIONAL (opcional) 2º Semestre 30.0
ESTÁGIO PROFISSIONAL (opcional) 2º Semestre 30.0
TRABALHO DE PROJECTO (opcional) 2º Semestre 30.0
TRABALHO DE PROJETO (opcional) 2º Semestre 30.0
  • Algumas possíveis saídas profissionais: Coaching e formação intercultural
  • Comunicação intercultural
  • Consultoria cultural
  • Curadoria
  • Edição
  • Empreendedorismo
  • Gestão de património cultural
  • Gestão de produtos
  • Gestão de projetos internacionais
  • Gestão e comércio internacional
  • Gestão turística e hospitaleira
  • Indústrias criativas
  • Investigação
  • Marketing e publicidade
  • Mediação intercultural
  • ONGs
  • Orgãos de poder local e central
  • Planeamento cultural
  • Relações públicas e internacionais
  • Representação consular
  • Turismo.

Podem candidatar-se: 1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal; 2. Titulares de grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos, organizados de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo; 3. Titulares de um grau académico estrangeiro que seja reconhecido como cumprindo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da Escola que leciona o curso a que o estudante se candidata; 4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da Escola que leciona o curso a que o estudante se candidata; 5. Detentores de proficiência oral e escrita (nível europeu B2) em inglês.

PROPINA ANUAL PARA O ANO LETIVO 2023/2024:
1.º Ano: 1500 euros/Ano
2.º Ano: 1500 euros/Ano

PAGAMENTO DE PROPINAS: Numa única prestação no ato da inscrição/matrícula ou em 10 prestações.


MASTERS IN INTERCULTURAL STUDIES FOR BUSINESS 

The MA program in Intercultural Studies for Business opens up new international horizons for students. The course has been approved unconditionally for 6 years by the national agency for accreditation A3Es. 

With a highly specialized faculty, the MA offers innovative courses such as: Chinese (Mandarin) and Arabic Languages and Cultures for Business, Culture and Development, Intercultural Economic Relations, Entrepreneurship in Culture, Intercultural Communication Technologies, as well as English, French, Spanish, and German Cultures for Business. 

The master's course is fully taught in English, thus allowing greater collaboration and international mobility. Students can opt for a double diploma, in combination either with the Masters in Languages and Intercultural Management at the Université d'Artois, France, or with the Masters in Intercultural Management of ISIT – Institut de Management et de Communication Interculturels, in Paris. The master's course has a specific ERASMUS mobility protocol with the University of Applied Sciences, RheinAhrCampus, Germany, and five specific protocols for PhDs at the Universities of Vigo, Santiago de Compostela and Salamanca, in Spain.

The course offers internships with Incubitz Business Consulting & Entrepreneurship, the Portuguese High Commissioner for Migrations, the National Association of Women Entrepreneurs, Vida Económica Publishing Group, EDUCOACH Education and Social Innovation, Sinerconsult, the London Eligent Club, and other European partners.  

The course is likely to attract graduates from all the schools of P.PORTO, as well as graduates and professionals in the fields of heritage, arts, communication, social sciences, humanities, economics, cultural planning, languages, literatures, marketing, management, international trade, local and central administration, public and international relations, tourism, hotel management, publishing, project management, cultural mediation, NGOs, and education, among others.

Graduates are able to use interdisciplinary techniques and knowledge to facilitate the implementation of international projects, identify and respond to the needs of different cultural environments, improve communication between different business cultures and effectively deal with intercultural situations, supporting integration and growth. They are also qualified to develop sustainable and culturally aware business projects, and to develop scientific research with a solid practical, technical and theoretical basis.

Although English is the working language of the course, the linguistic component is NOT under assessment (except in Arabic/Chinese Language and Culture). French, Spanish and German will be used in the respective course units, with a level of proficiency to be negotiated with the group.

Please feel free to contact the course director, Professor Clara Sarmento, at: 
dir-curso.misb@iscap.ipp.pt and clarasarmento@gmail.com 
Facebook and LinkedIn: MA in Intercultural Studies for Business

 

OBJECTIVES

In line with a policy of self-employment, the MA in Intercultural Studies for Business considers the knowledge of culture as a profitable field, indispensable for any company, both as a tool and as an agent in business and economic growth. The MA pays special attention to the current flows of business and decision making centers to China, the Maghreb, the Middle East, Hispano-America, and the Commonwealth, among many others. This MA articulates intercultural studies with economics, communication, politics, history, management, and tourism, in order to create a professional profile with growing demand in different fields and institutions, within the national and international context.

 

DURATION OF THE COURSE

4 semestres

 

ACCESS CONDITIONS

Candidates with the following qualifications may apply:

  1. Holders of a bachelor’s degree or legal equivalent;
  2. Holders of a foreign academic degree conferred following a 1st cycle studies, organized according to the principles of the Bologna Process by a State adhering to this process;
  3. Holders of a foreign academic degree that is recognized as meeting the objectives of a bachelor’s degree by the Technical-Scientific Council of the school that provides the course the candidate is applying to;
  4. Holders of an academic, scientific or professional curriculum that is recognized as attesting the capacity to carry out this cycle of studies by the Technical-Scientific Council of the school that provides the course the candidate is applying to;
  5. Oral and written proficiency (European level B2) in English.

 

POSSIBLE CAREER PATHS
Creative industries
Cultural heritage management
Consular representation
Cultural consulting
Cultural planning
Curation
Entrepreneurship
Hospitality and tourism
Intercultural coaching and mentoring
Intercultural communication
Intercultural mediation
International management and trade
International project management
Local and central power
Marketing and publicity
NGOs
Product management
Public and international relations
Publishing and bookselling
Research activities
Tourism

 

COURSE PLAN


Course units

Year /
Semestre

ECTS
English Culture for Business I 1 / 1 6
French or German or Spanish Culture for Business I 1 / 1 5
Intercultural Economic Relations 1 / 1 8
Culture and Development I 1 / 1 6
Chinese (Mandarin) or Arabic Language & Culture for Business I 1 / 1 5
 
English Culture for Business II 1 / 2 6
French or German or Spanish Culture for Business II 1 / 2 5
Entrepreneurship in Culture 1 / 2 8
Culture and Development II 1 / 2 6
Chinese (Mandarin) or Arabic Language & Culture for Business II 1 / 2 5
 
English Culture for Business III 2 / 1 6
French or German or Spanish Culture for Business III 2 / 1 6
Intercultural Communication Technologies  2 / 1 6
Chinese (Mandarin) or Arabic Language & Culture for Business III 2 / 1 6
Research Methodologies 2 / 1 6
 
Dissertation or Project or Professional Internship 2 / 2 30
Combined Shape

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