Entrada > Destaques > Notícias > Encontro do Projeto ENFEM
Publicado em: 17 Novembro 2022

Encontro do Projeto ENFEM

8 de novembro de 2022

No dia 8 de novembro, o Grande Auditório do ISCAP recebeu o 1.º Encontro Nacional do Projeto Internacional ENFEM (Female TCNs Integration in Local Communities through Employability and Entrepreneurship Local Oriented Strategies https://enfem.infoproject.eu/ ). A sessão iniciou com uma mensagem de boas-vindas endereçada pelo Senhor Presidente do ISCAP, Doutor Manuel Moreira da Silva, e com a apresentação dos dados mais recentes do Projeto por parte da Coordenadora Nacional do Projeto, Doutora Ana Luísa Martinho.

Após esta exposição, realizou-se a conferência “Mulheres Imigrantes em Portugal: dos indicadores às medidas” proferida por Joana Topa, investigadora doutorada em Psicologia Social.

O momento seguinte foi marcado pela oficialização do compromisso dos stakeholders com o Projeto: Câmara Municipal de Matosinhos, Câmara Municipal do Porto, Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Câmara Municipal de Famalicão,  Alto Comissariado para as Migrações (ACM), Conselho Português para Refugiados (CPR), Civitas Braga, Fórum Demos, A3S, Espaço T, Centro Comunitário São Cirilo, Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS), AEP, ANJE, El Corte Inglès, Natixis e SONAE.

Após um momento de Networking entre os diferentes parceiros e participantes, durante o qual foi possível conhecer as boas práticas adotadas por cada entidade, o Encontro abriu espaço para uma mesa-redonda subordinada ao tema “Desafios e Estratégias de Integração na Voz de Mulheres Migrantes”. Esta foi moderada por Vlademiro Duarte em representação do Alto Comissariado para as Migrações e contou com a participação de Sharine Fernández (Venezuela), Ludmila Fagir (Moçambique), Iracy Varela (Cabo Verde) e Eliane Casarin (Brasil), mulheres oriundas de países terceiros. 

O evento constituiu um importante momento de reflexão e partilha no âmbito das estratégias para a integração e empregabilidade das mulheres migrantes em Portugal e reiterou o compromisso dos presentes para as próximas fases do projeto. Assim, em breve, divulgaremos os cursos em B-learning que estamos a preparar ora para stakeholders e ora para mulheres Migrantes.

Combined Shape

Navigation