Recursos Humanos

Os colaboradores são o primeiro público organizacional. São os primeiros a ser informados e são os principais responsáveis pelo que as empresas realizam. Deste modo, torna-se imperativo mantê-los motivados, satisfeitos e envolvidos com a organização. A Licenciatura em Recursos Humanos, no ISCAP, proporciona todos os conhecimentos para uma gestão adequada das relações dos colaboradores com as organizações.

A licenciatura em Recursos Humanos no ISCAP é a única licenciatura que existe especificamente na área no ensino superior público português. Destaca-se, em grande parte, pela sua abrangência e pela sua orientação para contexto real das organizações e das empresas.

De acordo com a atual diretora, Professora Doutora Ana Cláudia Rodrigues, o curso visa, sobretudo, “formar profissionais que encarem a profissão para além da “gestão” de recursos humanos, incluindo o desenvolvimento das pessoas enquanto pessoas e profissionais nos vários contextos onde exercem ou podem vir a exercer a sua atividade laboral”.

Em termos genéricos, os estudantes, ao longo da licenciatura, ficam habilitados para a gestão de recursos humanos; para desenvolver capacidades para a conceção de estratégias integradas (psicossociais, culturais, técnicas e económico-financeiras), de gestão e desenvolvimento de recursos humanos a nível organizacional e social; e para promover competências de análise e definição de políticas de recursos humanos ao nível organizacional e social (local, regional e nacional).

A estudante Paula Castro, finalista da licenciatura, refere que é “um curso com um plano curricular bastante multidisciplinar, que abrange várias áreas essenciais para um futuro profissional na área dos Recursos Humanos. Sem dúvida trabalhoso e exigente, mas que nos prepara da melhor forma para o mercado de trabalho, através da exposição à realidade nos estágios curriculares.”

A orientação prática é também uma mais valia da licenciatura. Para Inês Almeida, atual estudante do curso, “Os estágios são essenciais, tanto por nos colocarem em contexto real como pressuporem a realização de projetos de observação e intervenção que apelam ao nosso espírito crítico e nos obrigam a pesquisar, a estar atentos e a ser criativos na aplicação da teoria que aprendemos regularmente.”

Para além dos estágios e segundo a diretora a licenciatura, os estudantes realizam várias visitas de estudo a diferentes instituições, recebem em aula vários convidados da área e têm ao seu dipor um programa tutorial, em que os estudantes podem ter um tutor/a diplomado/a do curso para acompanhar o percurso académico.  No âmbito do curso também existe uma rede social interna (RHNetwork) que liga todos os atuais estudantes aos diplomados criando, assim, uma importante e privilegiada rede de contactos com o mundo do trabalho em recursos humanos.

Um futuro profissional da Licenciatura em Recursos Humanos poderá vir a exercer funções como Gestor de Recursos Humanos; Consultor de Recursos Humanos; em Recrutamento e Seleção; em Formação e qualificação profissional, projetos de negociação, mudança e desenvolvimento organizacional; em auditoria social; Gestor de Carreiras e desenvolvimento profissional; Técnico de emprego, Técnico de higiene, segurança e qualidade no trabalho; e em projetos de desenvolvimento social.

De todas as unidades curriculares do plano de estudos da licenciatura, eis algumas das favoritas dos estudantes: Comunicação Interpessoal, Introdução aos Recursos Humanos, Métodos de Diagnóstico e Desenvolvimento dos Recursos Humanos.

Se ficaste interessado e precisas de mais alguma informação sobre a Licenciatura em Recursos Humanos clica aqui.

Contributo da Professora Doutora Ana Cláudia Rodrigues e das estudantes Paula Castro e Inês Almeida.
João Ponte