Este curso pretende formar Técnicos Superiores na área de Gestão de Serviços de Informação. Assim, forma quadros com competências técnicas de nível 6 de acordo com o Quadro Europeu de Qualificações para a aprendizagem ao longo da vida (QEQ), e as competências a adquirir estão alinhadas com o Euro-Referencial I-D (Informação-Documentação), contemplando a capacidade de gerir informação digital e analógica, em diferentes contextos profissionais, privilegiando o trabalho em equipa e a mobilidade profissional.
Assim, prepara profissionais capazes de selecionar, avaliar, analisar, representar, recuperar, comunicar, armazenar e preservar informação de valor, em qualquer suporte, analógico ou digital, recorrendo a ferramentas tecnológicas e respeitando as diretrizes existentes, nacionais e internacionais.
A contextualização do trabalho do profissional de informação e a resposta às necessidades informacionais das organizações, necessidades estas transversais a qualquer organização, são um elemento essencial na formação deste profissional.
Verifica-se uma crescente consciencialização da importância da Informação para as organizações. Cumulativamente, a quase inexistência de cursos vocacionais Biblioteconomia, Arquivística e Documentação (BAD) a par com a extinção dos Cursos de Especialização Tecnológica da área da Ciência da Informação (322-Biblioteconomia, Arquivística e Documentação - BAD) e das Pós-Graduações de natureza eminentemente técnica, demonstra existir uma lacuna formativa ao nível desta área científica no sistema de ensino português, que promova a formação de técnicos com competências de nível superior. Os elevados níveis de empregabilidade em Ciência da Informação que a Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação (LCTDI) apresenta, são uma prova de que existe uma necessidade de mercado para diplomados com competências nesta área e que rapidamente são absorvidos. Há uma forte procura de recursos humanos devidamente formados que possam desde logo assumir funções de maior complexidade que garantam a qualidade da Gestão de Serviços de Informação e organizacional e por isso sejam promotores de diferenciação.
PÚBLICO-ALVO
A Pós-graduação em Gestão de Serviços de Informação destina-se a profissionais para os quais a e documentação é fundamental para o desempenho da sua organização. Encontra-se, por isso, orientada para quadros técnicos, gestores de serviços de informação, e outros profissionais que pretendam adquirir competências técnicas na área da gestão da informação.
.METODOLOGIAS LETIVAS
A metodologia adotada compreende a lecionação de aulas teórico-práticas sendo privilegiados os métodos expositivo, interrogativo e ativo. Serão ainda utilizadas pedagogias de ensino-aprendizagem interativas e centradas nos alunos e nas suas vivências e experiências profissionais.
Será ainda privilegiado o recurso a metodologias como aprender-fazendo e aprendizagem experiencial, garantindo que todo o conhecimento construído possa ser aplicado na prática no dia-a-dia do mundo profissional.
O curso funcionará em regime de e-learning, pressupondo uma maior organização por parte dos estudantes e docentes. Será essencial um compromisso por parte dos estudantes para com os seus processos de aprendizagem, assumindo um papel ativo na gestão de tempo das atividades formativas propostas pelos docentes, de forma a desenvolverem uma aprendizagem mais sólida no âmbito da gestão do património infodocumental nas organizações.
O modelo conjugará sessões síncronas e assíncronas, sendo basilar a orientação do docente, usando para tal os recursos existentes no ISCAP. Atendendo à existência de sessões síncronas e assíncronas, não é sempre necessário que os estudantes e docentes estejam online em simultâneo, permitindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo em conta o fuso horário e localização geográfica.
1º Ano | ||
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Unidade curricular | Período | ECTS |
DESCRIÇÃO DA INFORMAÇÃO | 1º Semestre | 3.0 |
GESTÃO DA INFORMAÇÃO | 1º Semestre | 5.0 |
GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES E SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO | 1º Semestre | 5.0 |
INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO | 1º Semestre | 3.0 |
MARKETING DE INFORMAÇÃO E DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO | 1º Semestre | 5.0 |
NORMAS, ÉTICA E DEONTOLOGIA EM SERVIÇOS DE INFOMRAÇÃO | 1º Semestre | 3.0 |
TECNOLOGIAS PARA OS SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO | 1º Semestre | 5.0 |
ANÁLISE E REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO | 2º Semestre | 5.0 |
GESTÃO AUTOMATIZADA EM SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO | 2º Semestre | 5.0 |
GESTÃO DE PROCESSOS E RECURSOS DE INFORMAÇÃO | 2º Semestre | 5.0 |
INDICADORES E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO | 2º Semestre | 5.0 |
PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO INFORMACIONAL | 2º Semestre | 5.0 |
PROJETO FINAL | 2º Semestre | 6.0 |
2ª fase de candidaturas da Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Informação, da Porto Executive Academy, que funciona em regime E-learning! Prazo de Candidaturas, a decorrer entre os dias 20 de outubro a 09 de novembro, consultar Edital no site do ISCAP - PEA. O valor da propina poderá ser alvo de descontos (em regra 10%) para todos os associados e colaboradores de entidades que tenham protocolos de colaboração com a PEA, protocolos de colaboração com o ISCAP, bem como para alunos e ex-alunos do ISCAP. As propinas poderão ser pagas em 4 prestações e ainda podem candidatar-se a bolsas, por favor, consultar Edital no site do ISCAP - PEA. Será possibilitada a frequência de módulos de forma independente.