Javascript DHTML Drop Down Menu Powered by dhtml-menu-builder.com  

Desde 2007, o Centro de Estudos Interculturais do ISCAP – Politécnico do Porto realiza investigação fundamental e aplicada, cooperando com instituições nacionais e estrangeiras em projectos científicos, técnicos e culturais. O CEI engloba na sua designação e objectivos todo o panorama interdisciplinar gerado pela investigação que desenvolve, pelas oportunidades de intercâmbio que cria e pelas iniciativas científicas e editorais desenvolvidas pela sua equipa, no âmbito das principais linhas de investigação do Centro: teorias e práticas interculturais, comunicação intercultural, e business intercultural.

A equipa do CEI é formada por mais de 40 investigadores e docentes do ISCAP-IPP e de outras instituições nacionais e estrangeiras, contando ainda com uma reputada Comissão de Aconselhamento Científico. O CEI acolhe e supervisiona masterclasses, conferências, colóquios e dois Mestrados – Estudos Interculturais para Negócios (duplo diploma com a Université d’Artois) e Tradução e Interpretação Especializadas –, com o apoio de uma biblioteca especializada e várias bases de dados de acesso livre. Desde a sua formação, o CEI tem participado em inúmeras conferências nacionais e internacionais, projectos financiados e já publicou mais de uma dezena de livros com distribuição global na vasta área dos Estudos Interculturais. Todos os anos, o CEI premeia dissertações de mestrado em estudos interculturais, concede bolsas e estágios para jovens investigadores e publica a E-REI: E-Revista de Estudos Interculturais.

O CEI é um polo de investigação do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da Universidade Nova de Lisboa e mantém colaboração com Universidades de Espanha, França, Roménia, Brasil, Polónia, Letónia, Macau, Moçambique, Rússia, Macedónia, Estados Unidos, Argélia, Sri Lanka e Índia, e também com a Unyleya, Associação Portuguesa de Empresárias, Alto Comissariado para as Migrações, Associação de Amizade Luso-Turca e Centro Luso-Brasileiro de Estudos, Projectos e Inovação do IPP. O CEI é membro da RESMI (Rede de Educação Superior para a Mediação Intercultural), dos projectos ICCAGe (ReCLes) e EnDent e é membro fundador da ECREA Women’s Network. O CEI mantém protocolos de doutoramento específicos com as Universidades de Vigo, Santiago de Compostela e Salamanca.

No CEI, os estudos interculturais são sinónimo de movimento, comunicação, encontro entre culturas, e o nosso objectivo é discutir as suas consequências pragmáticas na academia e na sociedade. A viagem intercultural contemporânea é uma jornada global, uma circunavegação à velocidade das novas tecnologias, e este conceito de interculturalidade sustenta todas as partidas e regressos, toda a emissão e recepção de informação implícita na comunicação, na diversidade e no trânsito que o intercultural sugere. Propomo-nos examinar as motivações, características e representações das interacções culturais no seu movimento constante, desprovidas de fronteiras espaciais e temporais, numa indefinição de limites tão perigosa quanto estimulante.



 

X Ciclo de Conferências do CEI - 2016/2017

 

MASTERCLASS & CONFERÊNCIA

Conferência

Municipal Rebranding:
The case of Riga, Latvia, and Aarhus, Denmark

29 de setembro de 2016 .::. 15.00 .::. Sala de Leitura Informal da Biblioteca

Gunta Ločmele (University of Latvia) &
Birthe Mousten (Aarhus University and Aalborg University, Denmark)


Masterclass

Ethics for Interpreting and Translation

29 de setembro de 2016 .::. 16.00 .::. Sala de Leitura Informal da Biblioteca

Gunta Ločmele
(University of Latvia)

 
 

Sandra Ribeiro representa o CEI na Noite Europeia dos Investigadores
30 de Setembro de 2016 – Pavilhão Rosa Mota

 
  NOVOS LIVROS DO CEI
 

Semióticas da Comunicação Intercultural - da Teoría às Práticas
(Edições Afrontamento, 2015)


 

“Popular and Visual Culture: Design, Circulation and Consumption”
(Cambridge Scholars Publishing, 2014)


 

 

Este site foi feito no âmbito da Bolsa de Integração na Investigação Científica e Desenvolvimento - IPP/Santander Totta por:

Jorge Nuno Sequeira
Rui Filipe Rodrigues Araújo