Entrada > Destaques > Notícias > 2017 - 2020 > Um de Nós | Luís Miguel Cerqueira
Publicado em: 17 Dezembro 2018

Um de Nós | Luís Miguel Cerqueira

Estudante da Licenciatura em Recursos Humanos, Luís Miguel Cerqueira dedica-se de corpo e alma à Associação de Estudantes

PORQUE ESCOLHESTE O ISCAP?

Escolhi o ISCAP pela oferta formativa em Ciências Empresariais. Muito também por ser o único instituto do norte, com uma licenciatura em Recursos Humanos que alberga três momentos distintos de estágio e em último lugar, por ter um ensino politécnico. A vertente prática associada à formação é algo que acho bastante válido e coerente com as necessidades atuais do mercado de trabalho.

QUAIS AS ATIVIDADES A QUE TE DEDICAS ALÉM DOS ESTUDOS?
Dedico-me de corpo e alma à minha Associação de Estudantes, pois este é um projeto altamente desafiador e que implica uma grande entrega e disponibilidade. A representatividade estudantil existe para assegurar as condições de ensino para os estudantes e para fazer da viagem destes ao longo do seu percurso académico a melhor experiência possível.

COMO RECORDAS OS PRIMEIROS DIAS NA ESCOLA?
Tudo me pareceu uma grande novidade, o cone - parte fulcral da arquitetura do ISCAP - foi dos maiores enigmas em 3D que tinha visto até então. Vim de um ensino secundário com 130 alunos para um mundo de 4500 alunos, num curso completamente novo no Instituto. Foi um desafio, um desafio que deu frutos e que é hoje dos locais que mais adoro no mundo,

UMA IDEIA OU CONSELHO PARA QUEM VAI AGORA CHEGAR À TUA ESCOLA.
Procurem saber e conhecer, o nosso Instituto tem uma oferta formativa formal e não formal bastante vasta. Aqui podem evoluir como futuros profissionais, mas acima de tudo como cidadãos e como pessoas. Procurem perguntar, terão sempre um rosto sorridente com uma resposta.

PARA TI, QUAL O LUGAR MAIS ESPECIAL DESTA ESCOLA?
A AEISCAP. A Associação de Estudantes é sem dúvida o sítio que mais conforto e segurança me traz. É aqui que passo os meus tempos livres e funciona como uma segunda casa para mim.

CONTA-NOS UM EPISÓDIO MARCANTE?
O meu primeiro ISCULTURAP enquanto representante da Comissão de Curso de Recursos Humanos. A primeira vez que integrei a organização da semana cultural do ISCAP foi quando senti que tinha chegado à área e ao local certo. Recordo-me de apresentar o primeiro orador com algum nervosismo, mas de achar tudo aquilo fenomenal.

O QUE TORNA A TUA ESCOLA ÚNICA?
As pessoas. O que faz do ISCAP um Instituto tão interessante é o facto de a estrutura em si propiciar um contacto mais próximo entre todos os membros da comunidade académica, bem como, o facto de a comunidade iscapiana ser isto mesmo, uma comunidade.

COMO TE VÊS DAQUI A 20 ANOS?
Gostava de estar a trabalhar na área da educação e do ensino. Gostaria de ter o desafio e responsabilidade da educação de vários estudantes, fosse num cargo de docência ou não. A Educação é uma das áreas fulcrais para a criação de uma Cultura e para a fomentação da cidadania e da evolução. Daqui a vinte anos, gostaria de fazer parte do motor que torna isto possível.

A rubrica
Um de Nós representa um espaço de partilha de experiências, ideias, histórias, e projetos, com uma breve entrevista a estudantes, docentes e não-docentes. É nossa convicção que cada Escola guarda — nos seus bastidores, salas, corredores e gabinetes — muitos rostos e talentos.  Queremos ser a voz de cada um de nós porque as grandes histórias por vezes estão mais próximas do que imaginamo