Entrada > Destaques > Notícias > 2017 - 2020 > UM DE NÓS | João Tavares
Publicado em: 11 Março 2019

UM DE NÓS | João Tavares

Natural de Vila Nova de Gaia, João Pedro Tavares, estuda contabilidade e administração no ISCAP, escola de Ciências Empresariais do Politécnico do Porto

PORQUE ESCOLHESTE o ISCAP?
Eu no secundário já andava no curso de contabilidade, no Colégio de Gaia, e também escolhi o ISCAP porque o meu pai andou lá e sempre me falou muito bem, apesar de ter sido o ISCAP antigo, na Batalha. Como gostei do curso de contabilidade no secundário quis dar continuidade.

QUAIS AS ATIVIDADES A QUE TE DEDICAS ALÉM DOS ESTUDOS?
Sou árbitro de futebol neste momento. Já fui treinador também, no ano passado. Sou treinador da equipa de futebol do ISCAP e coordenador do departamento de desporto na AE do ISCAP. Não fui escuteiro, mas já fui catequista! Não sou agora, mas fui enquanto andava no ISCAP. Não sei se é importante…

COMO RECORDAS OS PRIMEIROS DIAS NA ESCOLA?
Os primeiros dias no ISCAP foram bastante fáceis porque entrei com muitos amigos meus do secundário de Gaia, então como viemos todos juntos facilitou. Também estive na praxe e é das melhores coisas para integrar os novos estudantes, mesmo que nos primeiros dias seja difícil por ser uma realidade nova. O espírito que se cria é muito bom na integração para o resto do ano.

UMA IDEIA OU CONSELHO PARA QUEM VAI AGORA CHEGAR À TUA ESCOLA
Sem esquecer que os estudos são a parte mais importante, o meu conselho é que se dediquem a outras atividades que a AE e o ISCAP oferecem. Fazer parte, interessarem-se pelas coisas. Seja organizar ou só participar, são partes complementares.

PARA TI, QUAL O LUGAR MAIS ESPECIAL DESTA ESCOLA?
Não tenho nenhum em específico, mas gosto muito da esplanada por ser um ponto de encontro nos intervalos. Também gosto muito da AE, que é o meu espaço de trabalho.

CONTA-NOS UM EPISÓDIO MARCANTE?
Foi há pouco tempo: este ano fui caloiro infiltrado. Esta é a minha terceira matrícula no ISCAP e na primeira semana de aulas, em setembro, fingi que era caloiro. Todos os anos há caloiros infiltrados, este ano éramos cinco, o objetivo é pôr as pessoas mais à vontade. No final da primeira semana aparecemos trajados em frente aos caloiros. Gostei muito!

O QUE TORNA A TUA ESCOLA ÚNICA?
Vou repetir-me, mas é verdade. O ambiente e as pessoas são o que tornam o ISCAP único. Vou pegar no exemplo da praxe, embora este ano até esteja mais desligado: a praxe aqui não é feita por curso, fazemos todos juntos. É muito provável que eu, que sou de contabilidade, faça amizade com alguém de marketing, por exemplo.

COMO TE VÊS DAQUI A 20 ANOS?
Com família feita. A trabalhar na área da contabilidade, gestão ou economia — com sucesso, vou fazer por isso. Quero estar bem na vida, proporcionar aos meus filhos uma vida impecável como tudo a que têm direito, que foi o que os meus pais me deram a mim.

A rubrica
Um de Nós representa um espaço de partilha de experiências, ideias, histórias, e projetos, com uma breve entrevista a estudantes, docentes e não-docentes. É nossa convicção que cada Escola guarda — nos seus bastidores, salas, corredores e gabinetes — muitos rostos e talentos.  Queremos ser a voz de cada um de nós porque as grandes histórias por vezes estão mais próximas do que imaginamos