Entrada > Destaques > Notícias > Testemunho | Daniela Nogueira

Testemunho | Daniela Nogueira

Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação

Qual o motivo que te levou a escolher a Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação?

A Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação é muito abrangente, com uma vertente documental e uma vertente tecnológica e enquadra-se na área da ciência de informação que se encontra em crescimento e acaba por estar presente em todo o tipo de empresas e organizações o que faz com que o curso tenha uma taxa de empregabilidade alta.

Ao longo destes três anos quais as principais competências adquiridas?

Uma das grandes competências que adquiri foi o trabalho colaborativo, os docentes do curso promovem muito os trabalhos de grupo e assim existe a “obrigação” de colaborar com outros colegas, o que nos prepara para o mercado de trabalho. Também encoraja a autonomia da forma como nos são fornecidos os materiais necessários para a aprendizagem. Deste modo cabe ao estudante trabalhar em conjunto com os docentes de forma a adquirir os conhecimentos necessários na área.

Relativamente a competências mais técnicas o curso permite-nos tratar e gerir corretamente a informação, usar tecnologias relacionadas à informática, comunicar num contexto profissional e explorar várias ramificações da ciência da informação.

Como descreves o ambiente académico do ISCAP?

O ambiente no ISCAP é, a meu ver, excelente e muito familiar. Num ano normal há inúmeras atividades e oportunidades para o corpo de estudantes se conhecer e criar laços entre si. Claro que é impossível conhecer toda a gente, mas mesmo entre aqueles que não se conhecem de certa forma existe um senso de comunidade e de entreajuda.

Consideras-te preparado para ingressar no mercado de trabalho? Quais consideras que irão ser os maiores desafios que irás enfrentar?

Sinto que o curso nos prepara devidamente para o mercado de trabalho visto que as unidades curriculares teóricas e práticas se complementam entre si. Para além de termos conhecimentos vastos a nível teórico ainda temos a oportunidade de os aplicar de forma prática, regularmente, ao longo dos 3 anos e não apenas no estágio. O corpo de docentes organiza várias palestras e workshops, no decorrer da licenciatura, que nos equipam com ferramentas extra e que serão excelentes competências no futuro.