Entrada > Destaques > Notícias > Testemunho | Beatriz Silva

Testemunho | Beatriz Silva

Licenciatura em Assessoria e Tradução

Qual o motivo que te levou a escolher esta licenciatura?

O curso de Assessoria e Tradução é um curso que se diferencia devido a uma simples razão – a sua abrangência. Este é um curso único que se debruça e envolve duas grandes áreas, que se complementam, a Assessoria e a Tradução. Isto permite-nos, a nós estudantes, que imensas portas se abram no mercado de trabalho uma vez que nos dota de competências importantes e essenciais nos dias de hoje.

Na área da tradução, existe um foco em ferramentas digitais essenciais para o sucesso de uma boa tradução, de forma a facilitar e explorar possíveis melhorias no serviço prestado. Já na área da assessoria, esta foca-se em diversas áreas como comunicação, informática, direito e gestão.

Ao longo destes três anos quais as principais competências adquiridas?

No meu caso, como quero seguir a vertente de Assessoria, as unidades curriculares de comunicação e assessoria foram as que me deram mais competências. Aprendi que posturas adotar, formas de ultrapassar obstáculos em ambientes profissionais e como comunicar. Mesmo assim, não posso deixar de sublinhar as competências adquiridas em Tradução. A utilização de ferramentas para tradução, legendagem, assim como interpretação, foram extremamente enriquecedoras.

Como descreves o ambiente académico do ISCAP?

O ambiente entre a Associação de Estudantes e os estudantes é, desde que iniciei a minha licenciatura, muito positivo. A associação de estudantes tenta sempre passar a informação aos estudantes o mais rapidamente possível e oferece ajuda em todos os sentidos.

Consideras-te preparado para ingressar no mercado de trabalho? Quais consideras que irão ser os maiores desafios que irás enfrentar?

Sinto que a nível académico o meu percurso não termina aqui. Pretendo, num futuro próximo, ingressar num mestrado no ISCAP para desenvolver mais competências e adquirir e aprofundar ainda mais os meus conhecimentos. No que toca a desafios, creio que este será um comum a todos os estudantes: a mudança, a adaptação ao rigor e à exigência procurados no mercado de trabalho.