Entrada > Destaques > Notícias > Testemunho | Ana Catarina Correia

Testemunho | Ana Catarina Correia

Licenciatura em Recursos Humanos

Qual o motivo que te levou a escolher a Licenciatura em Recursos Humanos?

O principal motivo que me fez escolher a Licenciatura em Recursos Humanos, foi o facto de ser um curso em que as pessoas são o foco, em que olhamos para estas como um recurso ativo e que deve ser pensado como prioridade em qualquer organização. Outro dos grandes motivos para a minha escolha foi o facto de a licenciatura em Recursos Humanos no ISCAP ter um plano de estudos inovador e diferente do resto do país, ou seja, ter três estágios curriculares ao longo da licenciatura é algo que nos preparara para o mercado de trabalho. Além disso é a única instituição de ensino superior que tem o curso de Recursos Humanos a nível publico, o que fez com que a minha escolha fosse ainda mais certa, sendo o único curso nestes moldes na zona norte do país.

Ao longo destes três anos quais as principais competências adquiridas?

As competências que sinto que adquiri nestes três anos foram: a resiliência, pois é um curso em que não estamos parados, todos os meses são nos propostos novos desafios e não podemos baixar os braços. Outra das competências é sem dúvida o trabalhar em equipa, é curso que nos ensina a olhar para os nossos colegas como amigos e companheiros de viagem, em que temos de nos apoiar mutuamente uns aos outros para chegarmos aos objetivos que nos são propostos ao longo do curso. Por fim, a persistência, neste curso todos os dias aprendemos coisas novas e todos os dias são nos colocados desafios, trabalhos, projetos inovadores, em que por vezes podemos achar que não somos capazes, mas a persistência de evoluir e de querer saber mais está inerente a esta licenciatura.

Como descreves o ambiente académico do ISCAP?

Eu sou natural da Ilha da Madeira e quando vim para o ISCAP, senti-me logo em casa, é uma família que se constrói desde o bar do Tio, o bar da D. Zina até à associação de estudantes, em que estes estão sempre preocupados com o bem-estar dos estudantes, posso mesmo dizer que se cria uma família unida, amigos para a vida e momentos inesquecíveis. Além disso, os estudantes têm um espírito de equipa inigualável, ajudam-se uns aos outros. Falo por experiência própria, pois tenho amigos de diferentes cursos e sinto que existe uma união única, pois apesar de sermos de cursos diferentes quando é preciso estamos lá uns para os outros e ajudar é a palavra do dia.

Consideras-te preparada para ingressar no mercado de trabalho? Quais consideras que irão ser os maiores desafios que irás enfrentar?

Considero que estou preparadíssima para ingressar no mercado de trabalho, pois a Licenciatura em Recursos Humanos dá-nos a possibilidade de estagiar três vezes ao longo do curso, ou seja, deu-me uma bagagem enorme para o que é o mercado de trabalho, como é que este se desenrola a nível dos Recursos Humanos e no que posso evoluir após esses estágios, considero que este curso tem as bases teóricas e práticas essenciais para um recém-licenciado ingressar no mercado de trabalho após o término da licenciatura. Os maiores desafios que vou enfrentar é escolher a área dos Recursos Humanos na qual quero trabalhar, pois quando entrei no curso não sabia que havia uma diversidade tão alargada e fiquei a gostar de bastantes áreas, por isso o desafio vai ser perceber em qual perfil me enquadro mais.