Entrada > Destaques > Notícias > Arte Urbana: Rotas de turismo e revitalização das cidades

Arte Urbana: Rotas de turismo e revitalização das cidades

ISCAP

Quando

16 > 19.10.2017 · 14:00 > 14:30

Onde

sala de leitura informal do ISCAP

Adicionar evento ao calendário

Seminário especializado sobre arte urbana


Workshop conceptual
16 de Outubro, segunda-feira, 14.00 – 16.30, ISCAP-P.PORTO.

Trabalho de terreno
17 a 21 de Outubro.

Workshop de encerramento
19 de Outubro, quinta-feira, 14.30 – 16.30, ISCAP-P.PORTO. 

 

A Arte Urbana pode ser abordada de diferentes formas, tendo em consideração distintos campos académicos e abordagens conceptuais. Na verdade, este é um objecto de estudo que tem sido debatido pelas ciências sociais, pela arquitectura, pelo planeamento urbano, pelas artes visuais, entre outras disciplinas. Apesar das múltiplas questões que levanta, nomeadamente a propósito da visibilidade crescente que esta expressão vem adquirindo na paisagem urbana contemporânea, este seminário pretende centrar-se nas questões relativas ao turismo, património e revitalização urbana. Estes são elementos fundamentais para o debate acerca da cidade contemporânea, estando claramente interligados com as manifestações artísticas de rua. O papel que a Arte Urbana desempenha ao nível do turismo, da interligação com o património histórico, cultural e social da cidade e da sua revitalização, são questões que irão ser abordadas neste evento.

Este seminário especializado enquadra-se no projecto “TheRoute – Tourism and Heritage Routes including Ambient Intelligence with Visitants’ Profile Adaptation and Context Awareness”, um projecto de IC&DT do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (SAICT), aviso N.º 02/SAICT/2016, em co-promoção MCTES, Portugal 2020 e FCT, com parceiros das 8 escolas do P.PORTO, IPVC e Douro Azul. No âmbito do TheRoute, o seminário especializado irá conceptualizar e debater o contributo da arte urbana para o turismo e a revitalização das cidades. No decorrer da semana de trabalhos, a investigação conduzida no terreno produzirá conteúdos para uma rota turística através da arte urbana do Porto, a integrar nos diversos roteiros gerados pelo projecto TheRoute.

O seminário é fruto de uma colaboração entre o Centro de Estudos Interculturais (CEI) do ISCAP-P.PORTO, o CICS.Nova e a Rede Luso Brasileira de Pesquisa em Artes e Intervenções Urbanas.

 

Coordenação
Clara Sarmento e Ricardo Campos

Organização 
Centro de Estudos Interculturais (CEI) do ISCAP-P.PORTO, CICS.Nova-FCSH, Rede Luso-Brasileira de Pesquisa em Artes e Intervenções Urbanas.

Facebook

Programa

+ Informações

Autor

gcrp

Partilhar