Entrada > Destaques > Notícias > 2017 - 2020 > ReEntry - Financiamento Europeu visa melhorar os apoios aos migrantes e refugiados na Europa!
Publicado em: 20 Fevereiro 2017

ReEntry - Financiamento Europeu visa melhorar os apoios aos migrantes e refugiados na Europa!

O ReEntry é um projeto inovador que visa apoiar os refugiados e os migrantes que vivem por toda a Europa

O ReEntry é um projeto inovador que visa apoiar os refugiados e os migrantes que vivem por toda a Europa no trabalho por conta própria, desenvolvendo um catálogo on-line onde funcionários de cursos vocacionais bem como consultores de carreiras profissionais podem saber mais sobre boas práticas e soluções inovadoras para incentivar o empreendedorismo.

O projeto ReEntry é promovido por uma equipa constituída por seis organizações de toda a Europa com vasta experiência de colaboração em projetos financiados pela UE e em trabalhar diretamente com o público-alvo do projeto. Os parceiros do projeto consideram que querer seguir uma carreira focada no empreendedorismo é sempre um desafio, principalmente para os migrantes ou refugiados. Acima de tudo, o que estes empresários em desenvolvimento precisam é de informações concretas e relevantes, oportunidades para o estabelecimento de uma rede de qualidade (com outros migrantes e membros da sua comunidade de acolhimento, orientação, formação e, finalmente, investimento e financiamento), através da criação de oportunidades de formação e iniciativas de financiamento para os empresários migrantes. O principal objetivo do projeto ReEntry é fornecer uma panorâmica das melhores práticas, iniciativas e programas que visam, especificamente, apoiar e facilitar o empreendedorismo migrante na Europa.

A recente guerra na Síria e a instabilidade política e o terror em toda a região do Médio Oriente e do Norte de África nos últimos anos têm enviado mais de um milhão de refugiados para a Europa e prevê-se que o influxo continue nos próximos tempos. Para além das questões políticas que dizem respeito à distribuição de migrantes, refugiados e requerentes de asilo em todos os Estados-Membros da UE, há também questões socioeconómicas urgentes a considerar. Estas incluem a integração dos migrantes na sociedade europeia e a criação de oportunidades de emprego para todos eles.

A equipa do projeto considera que o apoio aos empresários migrantes na Europa é um meio eficaz de melhorar a sua integração social e económica, proporcionando-lhes oportunidades iguais para se tornarem economicamente auto-suficientes nos países de acolhimento e, por conseguinte, criarem uma vida mais segura para si próprios e para as suas famílias. Os migrantes empreendedores também podem prestar serviços e fornecer produtos às comunidades de migrantes de toda a Europa, serviços esses originários dos seus países, aumentando a diversidade do mercado Europeu e proporcionando uma sensação de familiaridade aos migrantes que estão longe de casa. O projeto ReEntry teve início em setembro de 2016 e decorrerá até fevereiro de 2018. O projeto ReEntry é financiado pela Agência Nacional Irlandesa, Léargas através do Programa Erasmus+.

Projeto: ReEntry

Combined Shape

Navigation