Entrada > Destaques > Notícias > 2017 - 2020 > Palestras CTDI 2019/2020

Palestras CTDI 2019/2020

ISCAP

Quando

15 > 22.11.2019 · 10:00 > 12:30

Onde

Sala 109 do ISCAP

Adicionar evento ao calendário

Dia 15 e 22 de novembro de 2019!


Nos próximos dias 15 e 22 de novembro, realizar-se-ão, na sala 109 do ISCAP, duas palestra inseridas no âmbito da Unidade Curricular de Preservação e Conservação do 3ºano da Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação.

Dia 15 de novembro
09h00 · Sala 109
O sistema de gestão da qualidade no Museu do ISEP: procedimentos e instruções de trabalho, por Patrícia Costa.
Licenciada em Ciências Históricas – Ramo Património pela Universidade Portucalense. Sendo os museus uma área que sempre a atraiu, iniciou a sua especialização em 1998 com a Pós-graduação em Museologia lecionada Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Em 2007 concluiu o Mestrado em Museologia, na mesma faculdade, onde abordou o tema dos museus no ensino industrial durante o séc. XIX. 
Doutorada em Geologia, especialidade História e Metodologia das Ciências Geológicas, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, desde 2014, com a tese “Mineralogia, Geologia, Metalurgia e Arte de Minas no ensino industrial na cidade do Porto (1864-1974)”. 
Desempenha funções no Instituto Superior de Engenharia do Porto desde 1999. Atualmente é Coordenadora Principal da Divisão de Documentação e Cultura, da qual faz parte o Museu, a Biblioteca e o Arquivo, sendo responsável pelo planeamento e coordenação de todas as atividades e pela gestão da equipa técnica. 
Investigador integrado no Instituto de História Contemporânea, FCSH da Universidade Nova de Lisboa e professora afiliada no Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 
 

Dia 22 de novembro
09h00 · Sala 109
Sistemas de arquivo: uso de software / aplicações informáticas/ normas/procedimentos. Preservação digital, por João Pereira.
Licenciado em Ciências Históricas – Ramo Científico (2001) e pós-graduado em Ciências Documentais - Variante Arquivo (2003) pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique. 
Em 2005 iniciou funções como técnico superior no Arquivo Central da Reitoria da Universidade do Porto e, em 2008, na Unidade Gestão de Informação da Universidade Digital. Encontra-se, atualmente na unidade Gestão de Documentação e Informação da Universidade do Porto Digital (UPDigital). 
Integrou o projeto "A Universidade e a Cidade: Os desenhos dos edifícios da Universidade do Porto ao longo da história – um projecto de tratamento arquivístico e digitalização", entre 2005 e 2007, co-financiado pelo FEDER e coordenado pelo Arquivo Central da Reitoria da Universidade do Porto. 
Entre as suas atividades mais recentes incluem-se a gestão de conteúdos no Repositório da U.Porto, em particular nas componentes Repositório Aberto e Arquivo Digital da U.Porto, e a disponibilização de conteúdos informacionais no portal Memória da U.Porto. 
Os seus interesses profissionais centram-se na Ciência da Informação e incluem repositórios e arquivos digitais, recuperação e interoperabilidade da informação e preservação digital. 

 

 

 

Autor

gcrp

Partilhar

Combined Shape

Navigation