Entrada > Destaques > Notícias > Masterclasses

Masterclasses

ISCAP

“O legado árabe na língua portuguesa" & "As relações comerciais entre Portugal e os países do Magrebe"


Masterclasses “O legado árabe na língua portuguesa" & "As relações comerciais entre Portugal e os países do Magrebe", Abdelilah Suisse (Universidade de Aveiro)
24 de Abril & 8 de Maio de 2018, 18.30-21.30, sala 123-2

 

Seminário 1: “O legado árabe na língua portuguesa”

24 de abril de 2018, 18.30-21.30, sala 123-2

A cultura luso-árabe é o legado da cultura que foi desenvolvido pelos muçulmanos na região do Gharb Al-Andalus entre o início do século VIII e XII, precisamente em Sevilha, Badajoz, Lisboa, Sintra, Almada, Évora, Santarém, Mértola, Alcácer do Sal. Essa cultura foi extremamente rica, abarcando domínios díspares como a língua, a literatura, a arquitetura, a construção naval, a matemática, a medicina, a teologia, a filologia e a filosofia. Com efeito, seminário tem como objetivo analisar, numa perspetiva histórica, linguística e cultural, os arabismos na língua portuguesa, referindo aos domínios semânticos onde se integram estas palavras de origem árabe. Além disso, explicamos as características morfológicas e semânticas dos arabismos, destacando aqueles arabismos, que ainda estão em uso na língua portuguesa. 

 

Seminário 2: “As relações comerciais entre Portugal e os países do Magrebe”

8 de maio de 2018, 18.30-21.30, sala 123-2

O seminário analisa as relações comerciais entre Portugal e os países do Magrebe realizadas nesta última década, destacando as áreas mais importantes do investimento das empresas portuguesas em Marrocos, Argélia e Tunísia. O seminário analisa também os acordos bilaterais entre e Portugal os países do Magrebe assinadas nas cimeira lusa-magrebinas.

Abdelilah Suisse é docente na Universidade de Aveiro e membro do Conselho e da Comissão Científica do Departamento de Línguas e Culturas da mesma Universidade (https://www.ua.pt/dlc/PageText.aspx?id=13088).  Como investigador, é membro integrado do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas, onde coordena o projeto Línguas e Aprendizagens (https://www.ua.pt/cllc/page/20929).

 Abdelilah Suisse participou em vários projetos científicos nacionais e internacionais. Tem publicado artigos em revistas científicas, em Portugal, e no estrangeiro, na área da Aquisição de uma Terceira Língua e o Multilinguismo e na temática luso-árabe (língua e literatura). Traduziu, também, de português para a língua árabe alguns trabalhos de autores portugueses.

CEI

Autor

gcrp

Partilhar