Entrada > Destaques > Notícias > IP 2020 – Sistemas jurídicos e a evolução da profissão: traduzir e interpretar na diversidade

IP 2020 – Sistemas jurídicos e a evolução da profissão: traduzir e interpretar na diversidade

ISCAP

As candidaturas decorrem até ao dia 15 de novembro de 2019!


O ISCAP participa de uma Parceria Estratégica para o ensino superior, no âmbito do Erasmus + que vai que vai trazer ao Porto 26 estudantes e 12 docentes, entre 20 e 31 de janeiro de 2020. Será a 2ª edição deste programa trienal intitulado Sistemas jurídicos e a evolução da profissão: Traduzir e Interpretar na diversidade que tem como objectivos principais o reforço da formação geral dos alunos, dotando-os de conhecimentos técnicos precisos no âmbito da profissionalização do tradutor e da sua integração no mercado de trabalho, num contexto internacional, multilingue e multicultural.

O programa conta com 7 países parceiros: França, Espanha e Portugal – de entre os membros mais antigos da UE – e República Checa, Roménia, Letónia e Eslováquia – quatro parceiros representantes da Europa central e oriental. Portugal foi já parceiro dos 2 programas anteriores, e é o país organizador do encontro anual em 2020.

Para além da preparação prévia, a participação dos estudantes no projecto inclui um encontro com os estudantes dos países parceiros que em 2020 tem lugar na no ISCAP. O encontro anual tem a duração de 15 dias e oferece um programa intensivo de atividades, de entre as quais se destacam sessões plenárias por docentes, especialistas e representantes de empresas e associações de tradução, ateliers e apresentações dos diferentes países, bem como trabalho em equipas multinacionais e multilingues. As línguas de trabalho são o francês e o inglês.

Cada país parceiro envia 4 alunos. A seleção dos estudantes será feita com base nos conhecimentos de inglês e francês, no ano de curso a frequentar e nos conhecimentos de tradução e de direito dos candidatos. O programa destina-se primordialmente a alunos de tradução, mas estudantes de outros cursos do ISCAP podem ser incluídos. Vontade de participar num programa internacional, interesse no domínio de especialidade e currículo são outros elementos a considerar.

Se reúnes as condições e tens vontade de aprofundar conhecimentos, partilhar experiências e viver 2 semanas intensivas de atividade letiva, cultural e de lazer, envia a tua candidatura para Suzana Noronha Cunha no endereço scunha@iscap.ipp.pt até ao próximo dia 15 de novembro.

Autor

gcrp

Partilhar