Entrada > Destaques > Notícias > 2017 - 2020 > IP 2019 - Abertura de Candidaturas
Publicado em: 19 Dezembro 2018

IP 2019 - Abertura de Candidaturas

ERASMUS + Parceria Estratégica para o ensino superior

IP 2019 – Sistemas jurídicos e a evolução da profissão: traduzir e interpretar na diversidade

O ISCAP participa de uma Parceria Estratégica para o ensino superior, no âmbito do Erasmus + que vai levar 4 estudantes e 2 docentes a Cheske Budejovice, República Checa entre 4 e 15 de Fevereiro de 2019. Será a 1ª edição deste programa trienal intitulado Sistemas jurídicos e a evolução da profissão: Traduzir e Interpretar na diversidade que tem como objectivos principais o reforço da formação geral dos alunos, dotando-os de conhecimentos técnicos precisos no âmbito da profissionalização do tradutor e da sua integração no mercado de trabalho, num contexto internacional, multilingue e multicultural.

O programa conta com 7 países parceiros: França, Espanha e Portugal – de entre os membros mais antigos da UE – e República Checa, Roménia, Letónia e Eslováquia – quatro parceiros representantes da Europa central e oriental. Portugal foi já parceiro dos 2 programas anteriores, e será o país organizador em 2020.

Para além da preparação prévia, a participação dos estudantes no projecto inclui um encontro com os estudantes dos países parceiros que em 2019 terá lugar na Jihoceska Univerzita V Ceskych Budejovicich, em Cheske Budejovice, na República Checa. O encontro tem a duração de 15 dias e oferece um programa intensivo de atividades, de entre as quais se destacam sessões plenárias por docentes, especialistas e representantes de empresas de tradução, ateliers e apresentações dos diferentes países, bem como trabalho em equipas multinacionais e multilingues. As línguas de trabalho são o francês e o inglês.

Cada país parceiro envia 4 alunos. A seleção dos estudantes será feita com base nos conhecimentos de inglês e francês, no ano de curso a frequentar e nos conhecimentos de tradução e de direito dos candidatos. O programa destina-se primordialmente a alunos de tradução, mas estudantes de outros cursos do Iscap podem ser incluídos. Vontade de participar num programa internacional, interesse no domínio de especialidade e currículo são outros elementos a considerar.

Se reúnes as condições e tens vontade de aprofundar conhecimentos, partilhar experiências e viver 2 semanas intensivas de atividade letiva, cultural e de lazer, envia a tua candidatura para Suzana Noronha Cunha no endereço scunha@iscap.ipp.pt até ao próximo dia 26 de Dezembro.

Combined Shape

Navigation