Entrada > Destaques > Notícias > Google Arts&Culture lança online a página do ISCAP e a primeira exposição virtual

Google Arts&Culture lança online a página do ISCAP e a primeira exposição virtual

ISCAP

Centro de Estudos Interculturais


No passado dia 31 de outubro, a Google Arts&Culture, plataforma da Google dedicada à Arte e ao Património, lançou online a página do ISCAP e simultaneamente a primeira exposição virtual, realizada por alunos e professores do Mestrado em Intercultural Studies for Business.    

O Google Cultural Institute foi criado em 2011, na sequência do lançamento da plataforma Google Arts&Culture, anteriormente Google Art Project. O Google Cultural Institute tem como objetivo tornar acessível o património cultural e tornar digitalmente acessível a disponível para todos a herança cultural mundial. Trata-se de um website mantido pela Google, em colaboração com museus e instituições espalhados por diversos países. Utilizando tecnologia do Street View, a plataforma oferece visitas virtuais gratuitas a algumas das maiores galerias de arte e ao mais rico património cultural do mundo.

Em 2017, o ISCAP, através do Centro de Estudos Interculturais, assinou um protocolo com a Google Arts&Culture, cujo objetivo era, simultaneamente, dotar os alunos do Mestrado em Intercultural Studies for Business com competências na área do empreendedorismo cultural, fomentando uma educação para a promoção da criatividade e do gosto estético, ao mesmo tempo que se contribuía para a divulgação do património histórico, cultural e artístico portugueses.  

Nesse sentido, escolhemos como parceiro para esta primeira iniciativa o Museu de Escultura Contemporânea de Santo Tirso, instituição com a qual colaborámos ao longo de dois anos letivos. 

No passado dia 31 de outubro, ficou online a primeira exposição que resulta dessa colaboração entre professores e alunos do MISB. Damos, assim, os primeiros passos no sentido de enriquecer esta plataforma com outras exposições virtuais e outras histórias sobre o património que já estamos a preparar.

Agradecemos a preciosa colaboração de todos os alunos envolvidos nesta primeira edição - Alexandra Mechsheryakova, Ana Filipa Lopes, Diana Gonçalves, Diana Kruma, Goreti Araújo, José Pereira, Luísa Silva, Sara Barros, Tiago Gonçalves, Vera Vieira e, sobretudo, ao curador desta primeira história, o Hugo Costa – e aos colegas que nela colaboraram - Laura tallone, Marco Mendes Furtado e Sandra Ribeiro.

Visitem a página do ISCAP AQUI  ou conheçam a exposição na página Maravilhas  de Portugal (Wonders of Portugal), AQUI

Sara Cerqueira Pascoal

Autor

gcrp

Partilhar