Entrada > Destaques > Notícias > 2017 - 2020 > Espaço Alumni | Daniela Monteiro
Publicado em: 07 Agosto 2019

Espaço Alumni | Daniela Monteiro

Estudou no ISCAP, escola de Ciências Empresariais do P.PORTO, trabalhou na Porto Design Factory e agora é Experience and Operations Manager na Porto i/o, referência dos espaços de co-working da cidade

Daniela Monteiro licenciou-se em Comunicação Empresarial no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), escola de Ciências Empresariais do P.PORTO e tirou o mestrado na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Hoje trabalha como Experience and Operations Manager enquanto gere quatro espaços de co-working. "Trabalho mais com digital nomads e expats, mas também com startups locais e freelancers", resume.

Se lhe tivessem contado, nos anos de licenciatura, que estaria a fazer isto, Daniela talvez não tivesse acreditado. "Eu pensava que ia arranjar um emprego das 9h às 17h, sentada em frente a um computador a tratar de convites, redigir textos, comunicação de crise, redes sociais", mas afinal "faço o meu próprio horário, estou sempre a conhecer pessoas fantásticas de outros países" e todos os dias "coloco em prática tudo o que aprendi sobre a importância da cultura de uma empresa", congratula-se.

Para isso deve-se também, conta Daniela, a contribuição de uma docente do ISCAP. "Tirei o curso e no meu primeiro trabalho, um mês depois da licenciatura, escrevi um livro sendo Copywriter and Editor in Chief, fui Project Manager, criei um website, fui Executive Assistant e, por fim, tornei-me Head of Community and Operations. Tudo em dois anos e meio, sempre com o apoio da professora Arminda", revela — foi a mesma docente que a convidou, já este ano letivo, para dar uma sessão de Community Management aos estudantes de mestrado do ISCAP. Esta experiência resume bem os anos de formação naquela escola do P.PORTO, que ensinaram a Daniela que um curso superior "é como uma caixa que, se for bem trabalhada, pode expandir e mostrar um mundo que não fazia ideia que existia".

Estas revelações acontecem também no mercado de trabalho, que muda "cada vez mais rápido". "O que pensas ser a tua área pode não existir quando saíres da instituição de ensino superior", por isso a alumna do ISCAP recomenda que os futuros licenciados aproveitem para conhecer as profissões e competências do futuro. "Podes não vir a trabalhar naquilo que pensavas que ias trabalhar" ou "Hoje posso trabalhar num sofá ou num café com vista para o rio e mesmo assim chegar ao meu público-alvo."

O trabalho remoto é uma tendência que Daniela sublinha no mercado de trabalho atual que procura "cada vez mais candidatos que tenham uma maneira diferente de pensar, que sejam criativos, com controlo emocional e que consigam resolver problemas". "Há diferentes técnicas para encarar problemas e várias soluções para os mesmos", conclui.