Entrada > Destaques > Notícias > 2017 - 2020 > Espaço Alumni | Ana Doro
Publicado em: 09 Março 2019

Espaço Alumni | Ana Doro

Licenciada em Comunicação Empresarial pelo ISCAP, escola de Ciências Empresariais do P.PORTO, Ana Doro trabalha atualmente na Porto Editora como Digital Project Manager

"Existem duas palavras de que me lembro sempre que penso dos anos no ISCAP", recorda Ana Doro. "Pessoas e momentos. No dia de receção aos novos estudantes, um colega bem mais velho, no meio de um grupo barulhento, disse-nos para nos respeitarmos uns aos outros porque não sabíamos quem tínhamos ao nosso lado — o nosso melhor amigo ou o pai dos nossos filhos. Nunca mais me esqueci desse momento."

Ana entrou no Instituto Superior de Contabilidade do Porto (ISCAP) em 2012, relutante, porque não estava muito convencida da escolha de curso que havia feito. Mas rapidamente se rendeu, uma vez que no ISCAP se vive "indubitavelmente o verdadeiro espírito académico". Os anos de faculdade trouxeram-lhe novas amizades e o reforço de outras, mais antigas, tornando Ana numa pessoa que valoriza, pessoal e profissionalmente, "o compromisso, o esforço e o respeito pelos outros".

Esse trabalho em equipa, de forma harmoniosa, marcou-a para a vida. "Sabemos que entramos na faculdade para tirar um curso superior e alcançar os nossos objetivos, mas se fizermos este caminho sozinhos nada faz sentido: é o nosso colega do lado, a pessoa que nos faz companhia ao almoço e aqueles com quem partilhamos as sessões de estudo e os trabalhos de grupo que nos guiam até ao dia em que temos o diploma na mão", garante. Foi com algumas dessas pessoas que Ana criou uma júnior empresa, a Olímpia, que lhe ensinou muito sobre o desafio que é lidar com pessoas com um objectivo em comum. Por isso, o conselho da alumna do ISCAP é que os futuros licenciados se mantenham disponíveis para conhecer novas pessoas, "participem no máximo de iniciativas que possam, académicas ou profissionais" e que dêem o melhor de si em tudo o que fizerem.

Desde que saiu do ISCAP, Ana já passou pela Science4You, ALA Viagens, Winsig e BOOMER. É desde outubro de 2018 que está na Porto Editora como Digital Project Manager, ou seja, é responsável por gerir projetos de ambas as vertentes do negócio: a relação digital da marca com o professor, no âmbito escolar, e com a promoção de obras literárias e infanto-juvenis, no mercado em geral. Antes disso, especializou-se em Marketing Digital com várias formações, incluindo o Mestrado em Marketing Digital do ISCAP, no qual concluiu o primeiro ano.

"Certamente não falo apenas por mim quando digo que a saída da faculdade e a introdução ao mundo profissional é um processo difícil. No meu caso, quando entrei no ensino superior sentia-me capaz de vencer qualquer obstáculo e tinha a certeza que ia alcançar todos os meus objetivos, as expetativas eram bastante elevadas", conta, mas "quando comecei a aperceber-me das dificuldades que existiam para lá das paredes do ISCAP comecei a sentir receio de me desiludir a mim própria." Ana teve a sorte de ser contratada para uma grande empresa ainda antes de estar licenciada, mas a mudança de estatuto de estudante para trabalhadora ajudou-a a descer à terra e a perceber que "nem sempre nos sentimos capazes de transformar o mundo". "Tornei-me numa pessoa mais pragmática, realista e cada vez mais focada em objetivos", assegura.

Ana confessa que sente frequentemente "a necessidade de fazer um curso novo, assistir a uma conferência ou procurar um livro que responda às minhas dúvidas" porque "vivemos numa altura bem diferente da dos nossos pais". Na sua opinião, a rotatividade dos postos de trabalho "não é necessariamente uma coisa negativa, mas é importante sentirmo-nos felizes e realizados porque o nosso estado de espírito se reflete diretamente na motivação que levamos para o local de trabalho".