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MESTRADO EM LOGÍSTICA

  A missão da logística é a de colocar os bens ou os serviços Certos, na quantidade Certa, no lugar Certo para o cliente Certo, no tempo Certo e nas condições Certas e ao custo Certo (7 C?s).

  As atividades correspondentes a esta missão variam de organização para organização de acordo com a importância de cada atividade individual e da estrutura organizacional.

  Serviço ao cliente: fixa o nível de output e o grau de prontidão a que o sistema logístico deve responder. Está também relacionado com a interatividade com o cliente (RTIR).

  Transporte: escolha do modo e do tipo de serviço de transporte. Seleção e gestão contratual de prestadores de serviço, planeamento de rotas, tipologia dos veículos. 

  Gestão de stocks: políticas de stock de materiais e produtos acabados, antevisão de vendas de curto prazo. Os stocks acrescentam  valor ?tempo?. Trade-off com o transporte. Pode ter impacto direto na tesouraria e no serviço ao cliente. 

  Processamento de encomendas: regras, procedimentos e interfaces para tratamento das encomendas.

  Armazenagem

  Determinação do espaço, layout, colocação dos stocks.

  Trade-off com o transporte. Importância do valor dos materiais a transportar e dos custos de posse. Localização e gestão dos armazéns.

  Manuseamento e gestão dos materiais

  Matérias-primas, produtos em vias de fabrico e produtos finais. Colocação e recolha dos materiais. Carga e descarga. Desconsolidação e consolidação, arrumação, picking, escolha de equipamentos diversos (empilhadores, pontes rolantes,?)

  Manutenção da informação

  Recolha, guarda e manipulação

  Compras

  Escolha das origens, das quantidades e dos tempos. Procurement (identificação, qualificação, contratualização, manutenção e avaliação de fornecedores).

  Embalagem de proteção

  Design, proteção dos materiais durante o transporte. Escolha dos materiais.

  Planeamento da Produção

  Logística Inversa

 

Nocturno
Número: R/A-Ef 3260/2011
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: Despacho n.º 2663/2012 (2ª Série), n.º 39 de 23 de
Data:
23/02/2012
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
COMPLEMENTOS DE GESTÃO 1º Semestre 6.0
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 1º Semestre 6.0
ECONOMIA E FINANÇAS EMPRESARIAIS 1º Semestre 6.0
INSTRUMENTOS DE GESTÃO 1º Semestre 6.0
TRATAMENTO E ANÁLISE DE DADOS 1º Semestre 6.0
APLICAÇÕES SECTORIAIS DE CONTABILIDADE PÚBLICA 2º Semestre 6.0
AUDITORIA FINANCEIRA 2º Semestre 6.0
COMPLEMENTOS DE CONTABILIDADE DE GESTÃO 2º Semestre 6.0
COMPLEMENTOS DE INVESTIGAÇÃO OPERACIONAL 2º Semestre 6.0
DIREITO DA SAÚDE E DO TRABALHO 2º Semestre 6.0
EVIDÊNCIA E DECISÃO EM SAÚDE 2º Semestre 6.0
FINANÇAS INTERNACIONAIS 2º Semestre 6.0
GESTÃO DA MANUTENÇÃO 2º Semestre 6.0
GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS 2º Semestre 6.0
GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA UNIÃO EUROPEIA 2º Semestre 6.0
GESTÃO DO RISCO 2º Semestre 6.0
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO 2º Semestre 6.0
LOGÍSTICA E APROVISIONAMENTOS 2º Semestre 6.0
MARKETING EM SAÚDE 2º Semestre 6.0
MODELAÇÃO E PREVISÃO 2º Semestre 6.0
PLANEAMENTO E CONTROLO DA PRODUÇÃO 2º Semestre 6.0
SIMULAÇÃO E MODELOS DE DECISÃO 2º Semestre 6.0
SISTEMAS DE CONTROLO DE GESTÃO 2º Semestre 6.0
GESTÃO DE ARMAZÉNS E INVENTÁRIOS (opcional) 2º Semestre 6.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
DISSERTAÇÃO (opcional) 1º Semestre 40.0
ESTÁGIO (opcional) 1º Semestre 40.0
TRABALHO DE PROJECTO (opcional) 1º Semestre 40.0
  • -Quadros superiores especializados em Logística nas mais diversas instituições públicas e privadas, de qualquer dimensão
  • -Quadros médios e superiores de transitários, transportadores, operadores logísticos
  • -Quadros médios e superiores de empresas de distribuição alimentar e não alimentar
  • -Quadros médios e superiores de empresas de plataformas tecnológicas
  • -Consultores independentes ou quadros de empresas de consultoria
  • -Docentes para os vários graus de ensino, nomeadamente o ensino superior
  • -Investigadores.

As candidaturas devem ser apresentadas no site da APNOR ou site do ISCAP de meados de maio a 28 de junho de cada ano no concurso de acesso e reingresso nos mestrados da APNOR. Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre: a. Titulares do grau de licenciatura organizada em 180 ECTS ou equivalente legal; b. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizados de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; c. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico; d. Titulares de um grau de licenciatura Bietápica ou de Licenciatura organizada em 300 ECTS ou equivalente legal; e. Detentores de um currículo académico, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica-Pedagógica dos cursos

PROPINA ANUAL PARA O ANO LETIVO 2020/2021:
1.º Ano: 1500 euros/Ano
2.º Ano: 750 euros/Ano

PAGAMENTO DE PROPINAS: Numa única prestação no ato da inscrição/matrícula ou em 10 prestações.

Testemunhos

Joana Fróis , Alumna ISCAP
“Após quase uma década dedicada ao ensino de línguas, nomeadamente do ensino de inglês, decidi que era hora de mudar e de procurar uma alternativa que me desse mais estabilidade, mas na qual o meu background pudesse ser uma mais valia, sobretudo no que diz respeito ao domínio de línguas estrangeiras. A escolha recaiu sobre o mestrado em logística, essencialmente por ser uma área muito abrangente, com uma grande diversidade no que se refere às saídas profissionais e com uma grande taxa de empregabilidade.

Por questões pessoais, optei por, no segundo ano, fazer um estágio profissional. Com a ajuda de uma das professoras do curso, e minha orientadora, tive a oportunidade de trabalhar numa empresa da área do shipping e de lá desenvolver o trabalho necessário para a minha tese. Atualmente continuo a trabalhar na mesma área, no departamento de vendas da mesma empresa. O mestrado permitiu-me dar uma volta à minha vida profissional, abrindo-me novas portas, novas oportunidades mantendo sempre o contacto com as línguas, como pretendia.”