Entrada > Cursos > Mestrados > MESTRADO EM LOGÍSTICA

MESTRADO EM LOGÍSTICA

  A missão da logística é a de colocar os bens ou os serviços Certos, na quantidade Certa, no lugar Certo para o cliente Certo, no tempo Certo e nas condições Certas e ao custo Certo (7 C's).

  As atividades correspondentes a esta missão variam de organização para organização de acordo com a importância de cada atividade individual e da estrutura organizacional.

  Serviço ao cliente: fixa o nível de output e o grau de prontidão a que o sistema logístico deve responder. Está também relacionado com a interatividade com o cliente (RTIR).

  Transporte: escolha do modo e do tipo de serviço de transporte. Seleção e gestão contratual de prestadores de serviço, planeamento de rotas, tipologia dos veículos. 

  Gestão de stocks: políticas de stock de materiais e produtos acabados, antevisão de vendas de curto prazo. Os stocks acrescentam  valor ?tempo?. Trade-off com o transporte. Pode ter impacto direto na tesouraria e no serviço ao cliente. 

  Processamento de encomendas: regras, procedimentos e interfaces para tratamento das encomendas.

  Armazenagem

  Determinação do espaço, layout, colocação dos stocks.

  Trade-off com o transporte. Importância do valor dos materiais a transportar e dos custos de posse. Localização e gestão dos armazéns.

  Manuseamento e gestão dos materiais

  Matérias-primas, produtos em vias de fabrico e produtos finais. Colocação e recolha dos materiais. Carga e descarga. Desconsolidação e consolidação, arrumação, picking, escolha de equipamentos diversos (empilhadores, pontes rolantes,?)

  Manutenção da informação

  Recolha, guarda e manipulação

  Compras

  Escolha das origens, das quantidades e dos tempos. Procurement (identificação, qualificação, contratualização, manutenção e avaliação de fornecedores).

  Embalagem de proteção

  Design, proteção dos materiais durante o transporte. Escolha dos materiais.

  Planeamento da Produção

  Logística Inversa

 

Nocturno
Número: R/A-Ef 3260/2011
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: Despacho n.º 2663/2012 (2ª Série), n.º 39 de 23 de
Data:
23/02/2012
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
COMPLEMENTOS DE GESTÃO 1º Semestre 6.0
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 1º Semestre 6.0
ECONOMIA E FINANÇAS EMPRESARIAIS 1º Semestre 6.0
INSTRUMENTOS DE GESTÃO 1º Semestre 6.0
TRATAMENTO E ANÁLISE DE DADOS 1º Semestre 6.0
COMPLEMENTOS DE CONTABILIDADE DE GESTÃO 2º Semestre 6.0
DIREITO DA SAÚDE E DO TRABALHO 2º Semestre 6.0
FINANÇAS INTERNACIONAIS 2º Semestre 6.0
GESTÃO DA MANUTENÇÃO 2º Semestre 6.0
GESTÃO DO RISCO 2º Semestre 6.0
LOGÍSTICA E APROVISIONAMENTOS 2º Semestre 6.0
MARKETING EM SAÚDE 2º Semestre 6.0
MODELAÇÃO E PREVISÃO 2º Semestre 6.0
PLANEAMENTO E CONTROLO DA PRODUÇÃO 2º Semestre 6.0
SIMULAÇÃO E MODELOS DE DECISÃO 2º Semestre 6.0
SISTEMAS DE CONTROLO DE GESTÃO 2º Semestre 6.0
GESTÃO DE ARMAZÉNS E INVENTÁRIOS (opcional) 2º Semestre 6.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
DISSERTAÇÃO (opcional) 1º Semestre 40.0
ESTÁGIO (opcional) 1º Semestre 40.0
TRABALHO DE PROJECTO (opcional) 1º Semestre 40.0
  • -Quadros superiores especializados em Logística nas mais diversas instituições públicas e privadas, de qualquer dimensão
  • -Quadros médios e superiores de transitários, transportadores, operadores logísticos
  • -Quadros médios e superiores de empresas de distribuição alimentar e não alimentar
  • -Quadros médios e superiores de empresas de plataformas tecnológicas
  • -Consultores independentes ou quadros de empresas de consultoria
  • -Docentes para os vários graus de ensino, nomeadamente o ensino superior
  • -Investigadores.

As candidaturas devem ser apresentadas no site da APNOR ou site do ISCAP de meados de maio a 28 de junho de cada ano no concurso de acesso e reingresso nos mestrados da APNOR. Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre: Titulares do grau de licenciatura organizada em 180 ECTS ou equivalente legal; Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizados de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico; Titulares de um grau de licenciatura Bietápica ou de Licenciatura organizada em 300 ECTS ou equivalente legal; Detentores de um currículo académico, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica-Pedagógica dos cursos

PROPINA ANUAL PARA O ANO LETIVO 2020/2021:
1.º Ano: 1500 euros/Ano
2.º Ano: 750 euros/Ano

PAGAMENTO DE PROPINAS: Numa única prestação no ato da inscrição/matrícula ou em 10 prestações.

Testemunhos

Joana Fróis , Alumna ISCAP
“Após quase uma década dedicada ao ensino de línguas, nomeadamente do ensino de inglês, decidi que era hora de mudar e de procurar uma alternativa que me desse mais estabilidade, mas na qual o meu background pudesse ser uma mais valia, sobretudo no que diz respeito ao domínio de línguas estrangeiras. A escolha recaiu sobre o mestrado em logística, essencialmente por ser uma área muito abrangente, com uma grande diversidade no que se refere às saídas profissionais e com uma grande taxa de empregabilidade.

Por questões pessoais, optei por, no segundo ano, fazer um estágio profissional. Com a ajuda de uma das professoras do curso, e minha orientadora, tive a oportunidade de trabalhar numa empresa da área do shipping e de lá desenvolver o trabalho necessário para a minha tese. Atualmente continuo a trabalhar na mesma área, no departamento de vendas da mesma empresa. O mestrado permitiu-me dar uma volta à minha vida profissional, abrindo-me novas portas, novas oportunidades mantendo sempre o contacto com as línguas, como pretendia.”